Os grandes clubes do futebol mineiro fecharam com 13 novos jogadores na janela de transferências do meio de 2023. Porém, as equipes tiveram posicionamentos diferentes no mercado. Enquanto América e Cruzeiro foram ativos, o Atlético não fez contratações – veja os reforços e a duração do contrato de cada atleta no fim da matéria.
Cruzeiro
A equipe mineira da Série A que mais se movimentou foi o Cruzeiro. O time, que tem Ronaldo como sócio majoritário da SAF, passou por uma leve reformulação e contratou sete jogadores diferentes, sendo cinco de forma definitiva e dois empréstimos.
Para a defesa, a Raposa contará com Palacios e João Marcelo, enquanto o meio-campo ganhou força com Lucas Silva e, principalmente, Matheus Pereira, grande contratação cruzeirense na temporada.
Já no ataque, o Cruzeiro fechou com Paulo Vitor, Rafael Elias e Arthur Gomes, que estreou com o ‘pé direito’. O atleta iniciou a sua passagem pela equipe celeste no sábado (29/7), contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada, e marcou dois gols.
América
Já o América ficou apenas a um reforço de igualar o Cruzeiro. O time efetuou seis contratações na janela de transferências e, curiosamente, promoveu o retorno de três velhos conhecidos.
Daniel Borges, Paulinho Bóia e Pedrinho foram contratados e voltaram a vestir a camisa americana. Ainda no mercado nacional, o Coelho fechou com o atacante Renato Kayzer, que passou pelo Cruzeiro e se destacou no Athletico-PR.
Por fim, o time de Mancini buscou reforços internacionais. A equipe contratou o zagueiro Esteban Burgos e o volante Javier Méndez. Os atletas estrangeiros já foram apresentados e regularizados, mas ainda não estrearam.
Atlético
Por outro lado, o Atlético, junto do Palmeiras, foram os únicos times da Série A do Brasileiro que não contrataram no período permitido entre julho e agosto.
Com o fechamento da janela, o Galo ainda pode contratar jogadores que estão livres no mercado, isto é, sem vínculo com outros clubes. Mas a tendência do clube, que tenta se reorganizar financeiramente, é seguir sem novidades.
No entanto, mesmo sem ir ao mercado, o Atlético se reforçou com um velho conhecido. Alan Franco estava emprestado ao Talleres e retornou ao elenco alvinegro, sendo aproveitado por Felipão.
Reforços de América, Atlético e Cruzeiro na janela de transferências
América
- Daniel Borges: empréstimo até dezembro de 2024
- Esteban Burgos: contrato até dezembro de 2023
- Javier Méndez: contrato até dezembro de 2024
- Paulinho Bóia: empréstimo até dezembro de 2023
- Pedrinho: empréstimo até dezembro de 2023
- Renato Kayzer: empréstimo até dezembro de 2023
Atlético
Nenhuma contratação.
Cruzeiro
- Arthur Gomes: contrato até dezembro de 2026
- Helibelton Palacios: contrato até dezembro de 2025
- João Marcelo: empréstimo até junho de 2024
- Lucas Silva: contrato até dezembro de 2024
- Matheus Pereira: empréstimo até junho de 2024
- Paulo Vitor: contrato até junho de 2025
- Rafael Elias: contrato até dezembro de 2026