O Clube Atlético Mineiro é um dos clubes mais populares e tradicionais do futebol brasileiro. Fundado em 25 de março de 1908 por um grupo de estudantes, na cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, o Galo, como é conhecido, tornou-se uma potência com o passar dos anos.
A estreia oficial do Atlético só ocorreu um ano depois da fundação. Em 21 de março de 1909, a equipe venceu o Sport por 3 a 0. Após a derrota, o adversário pediu duas revanches e perdeu as duas.
O primeiro título da história do Atlético foi em 1915, com a Taça Bueno Brandão. De forma invicta e sem sofrer nenhum gol nos cinco jogos disputados, o alvinegro superou América e Yale. O Galo ainda conquistou, no ano seguinte, a primeira edição do Campeonato Mineiro, na época chamado de Campeonato da Cidade.
Durante a construção da história vitoriosa, mais um feito marcante: em 27 de novembro de 1927, o Atlético venceu o rival Palestra Itália, que anos depois se transformou em Cruzeiro, por 9 a 2. Os gols atleticanos foram marcados por Getúlio, Mário de Castro (dois), Said (três) e Jairo (três). Ninão (duas vezes) descontou. É a maior goleada do clássico.
Criação do Galo
Seguindo a premissa de que todo clube tem seu mascote, o Atlético adotou o seu em 1930. O chargista Fernando Pieruccetti, o “Mangabeira”, criou o Galo forte e vingador inspirado na bravura do time e no domínio que exercia sobre os adversários na época.
Mais tarde, o Galo foi redesenhado. A partir de 1950, o mascote se popularizou entre os torcedores e passou a se fazer presente no grito de guerra do clube. Já em 2005, o animador de torcida sofreu nova alteração em seu desenho e virou o “Galo Doido”, fiel escudeiro do time nos jogos.
Títulos do Atlético
O Atlético tem uma história muito vitoriosa dentro de campo. Com 48 títulos, o Galo é o time com mais conquistas do Mineiro. O mais recente deles foi erguido pela equipe no Mineirão em 2023, diante do América.
Em 1971, o Atlético conquistou o Campeonato Brasileiro. Depois de 50 anos de jejum, veio a redenção do clube que passou tantas dificuldades nesse meio período, como o rebaixamento à Segunda Divisão em 2005. Em uma campanha espetacular em 2021, o time mineiro foi campeão com sobra.
Ainda na prateleira de troféus nacionais do Atlético estão duas Copas do Brasil (2014 e 2021) e uma Supercopa do Brasil (2022). O primeiro deles foi o mais marcante. Após viradas históricas contra Flamengo e Corinthians no mata-mata, ambas por 4 a 1, foram duas vitórias sobre o Cruzeiro na decisão.
O Galo tinha como maior conquista internacional as taças da Copa Conmebol de 1992 e 1997. No entanto, esse cenário mudou em 2013 com o título da Copa Libertadores da América.
Comandado por Ronaldinho Gaúcho no campo e pelo técnico Cuca no banco, a equipe mineira conseguiu viradas espetaculares. O adversário na final foi o Olímpia, do Paraguai. Na temporada seguinte, mais uma glória: o troféu da Recopa Sul-Americana.
Arena MRV
Mesmo que não seja considerado um título, o Atlético tem como grande feito em 2023 a inauguração da nova casa: a Arena MRV, localizado no bairro Califórnia, em BH.
Ficha técnica do Atlético
- Nome: Clube Atlético Mineiro
- Alcunhas: Galo, Alvinegro
- Fundação: 25 de março de 1908
- Localização: Belo Horizonte – MG, Brasil