Mesmo com uma expressiva queda no quadro de associados, comparando o fim de 2021 com o fim de 2022, o Atlético-MG mais do que dobrou a receita bruta com sócios-torcedores. Os números foram especificados no último balanço financeiro divulgado pelo clube mineiro.
De acordo com as últimas demonstrações financeiras do Galo, as receitas com o programa Galo Na Veia (GNV) tiveram um aumento de 123%. O Atlético-MG fechou 2021 com R$ 13 milhões arrecadados por meio do quadro de associados, enquanto os números de 2022 superaram os R$ 29 milhões.
A quantidade de sócios-torcedores ao fim dos dois anos, no entanto, chama atenção. O clube mineiro tinha mais de 125 mil associados ao Galo Na Veia em dezembro de 2021, mas o mesmo mês de 2022 apresentava números pouco superiores a 89 mil. Uma queda de 28,8%.
Leva-se em consideração o fato de que, durante boa parte de 2021, os torcedores não puderam frequentar estádios no Brasil em virtude da pandemia de Covid-19. Para efeitos de comparação, ao fim de 2020, quando os jogos já eram realizados sem torcida, o Atlético-MG contava com 58.091 sócios. Os números do encerramento de 2021 revelaram um aumento de 115% no quadro de associados no período.
Após várias partidas sem torcedores, o time mineiro contou com o apoio dos atleticanos em apenas 14 jogos como mandante na temporada mais vitoriosa de sua história. Outro fator que indica que o expressivo crescimento do número de sócios-torcedores do Galo em 2021 se deu, majoritariamente, no fim do segundo semestre.
O que explica o aumento da receita com sócios-torcedores em 2022?
O Atlético-MG manteve uma base forte de sócios-torcedores durante boa parte do ano. A queda mais expressiva aconteceu no segundo semestre, diante do desempenho oscilante da equipe dentro das quatro linhas.
Em maio de 2022, por exemplo, o clube mineiro chegou a superar a marca de 135 mil associados ao Galo Na Veia. Esta foi a maior marca histórica do Atlético-MG com sócios-torcedores.
Ainda em termos de comparação, os números só caíram para marca inferior aos 100 mil no fim do ano. Uma consulta feita pelo Superesportes no dia 10 de novembro registrou 98.948 atleticanos afiliados ao GNV.
Conservar uma base forte de sócios é uma das prioridades da atual gestão do Atlético-MG. Evidentemente, esse fator está diretamente relacionado ao rendimento do time em campo. Conforme consulta do No Ataque às 17h47 da última sexta-feira (5/5), o Galo contava exatos 88.447 associados ao Galo Na Veia.
- Acesse também o Portal UAI