ATLÉTICO-MG

Pavón cresce no Atlético-MG e ostenta ‘vantagem tática’ como trunfo

Titular em nove dos 26 jogos do Atlético-MG no ano, Cristian Pavón tem crescido de produção; argentino tem "trunfo" por vaga entre os 11
Foto do autor
Compartilhe

Cristian Pavón foi contratado pelo Atlético-MG em julho de 2022, sob grandes expectativas da torcida. Apesar disso, demorou a apresentar o esperado pelos atleticanos e, agora, tem feito bons jogos em sequência. O atacante argentino ainda ostenta uma “vantagem tática” como trunfo na briga pela titularidade.

Pavón teve noite de brilho na última quarta-feira (10/5), na Arena Pantanal, em Cuiabá. O atacante participou de três gols na goleada do Atlético-MG por 4 a 0 sobre o Cuiabá, pela quinta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

No primeiro tempo, o argentino recebeu aberto na direita, arrancou em velocidade e encontrou Hyoran em excelentes condições na área. O meia-atacante só teve o trabalho de empurrar para as redes e abrir o placar para o Galo no Mato Grosso.

Já no segundo tempo, Pavón se envolveu em contra-ataques decisivos para o time mineiro. Primeiro, aproveitou passe de Hulk para estufar as redes e marcar o terceiro do Atlético-MG no jogo. Depois, ao receber novamente de Hulk na direita, foi solidário ao acionar Paulinho, que, na cara do gol, fechou a conta ao marcar o quarto tento alvinegro.

O momento vivido por Cristian Pavón é motivo de muitos comentários de atleticanos nas redes sociais. Oscilando entre o banco de reservas e a titularidade, o argentino é, agora, um pedido de boa parte da torcida do Galo no 11 inicial.

A “vantagem tática” de Pavón no Atlético-MG

Único ponta de ofício do elenco, Pavón oferece velocidade e amplitude ao Atlético-MG quando é acionado por Coudet. Apesar de ser considerado um atacante, o argentino tem sido utilizado na linha de meias no 4-1-3-2 do treinador.

Neste sentido, o camisa 9 do Galo ostenta características únicas em relação aos concorrentes. Pelo lado direito, já foram utilizados Edenilson, Zaracho e Pedrinho, mas os três tendem a centralizar quando estão com a bola, deixando o corredor para o lateral.

Quando opta por Pavón, Coudet ganha um jogador muito mais agressivo, veloz e driblador no ataque. Isso também auxilia outros atacantes – principalmente Hulk – que se aproximam e constroem jogadas pelo setor.

Além disso, o Galo pode se aproveitar de uma variação tática com o atleta em campo. Isso porque, com Pavón, Coudet ganha a possibilidade de alternar para o 4-3-3, com Paulinho pela esquerda e Hulk no centro.

A próxima oportunidade para o atacante pode ser contra o Internacional. O Atlético-MG recebe o Colorado no sábado, às 21h, no Mineirão, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.

Por Lucas Bretas e Samuel Resende

Compartilhe