ATLÉTICO-MG

Torcedor do Atlético-MG denuncia flanelinha por riscar carro no entorno do Mineirão

Motorista de aplicativo teve o carro riscado por flanelinha, que escreveu 'Cruseiro' em tom de provocação durante Atlético-MG x Corinthians
Foto do autor
Compartilhe

Um torcedor do Atlético-MG lamentou ter o carro riscado por um flanelinha nessa quarta-feira (17/5), durante a vitória do Galo por 2 a 0 sobre o Corinthians, no Mineirão. O caso foi divulgado por um amigo do dono do veículo, nas redes sociais, com a imagem do carro riscado com a escrita ‘Cruseiro’, em referência ao clube rival.

“Um absurdo ser obrigado a pagar um flanelinha para proteger o seu veículo do próprio sujeito. Cada dia mais difícil parar o carro nos entornos do Mineirão”, lamentou Gabriel, que cobrou maior fiscalização.

“Alô Polícia Militar, Prefeitura de BH, Atlético, façam a parte de vocês! Imagina chegar do jogo e ver tamanho prejuízo?”, pediu o atleticano. 

Torcedor x Flanelinha

A reportagem conversou com o dono do carro, Thiago Costa Fernandes, que explicou o ocorrido. Ele diz que foi abordado pelo flanelinha logo quando estacionou na Rua Alameda das Falcatas, na Pampulha.

O homem pediu R$ 20, mas Thiago recusou pagar o valor. Neste momento, amigos do torcedor entraram em discussão com o flanelinha, que fez uma ameaça ao não garantir a segurança do carro, um Fiat Mobi. 

A vítima tem 26 anos e teve um prejuízo duplo, já que atua como motorista de aplicativo e não pôde trabalhar nesta quinta-feira. No entanto, preferiu não realizar um boletim de ocorrência no momento por entender que é necessário ter o valor do prejuízo para fazer a denúncia oficial.  

Nos comentários da publicação, outras pessoas também lamentaram a falta de segurança para estacionar no entorno do Mineirão.

Prefeitura de BH e PM se posicionam

O No Ataque entrou em contato com a PBH e a PM, que comentaram as ações para fiscalização flanelinhas na capital mineira. Veja, na íntegra, os posicionamentos.

PBH:

“A Prefeitura de Belo Horizonte mantém ativo, desde 2018, um projeto permanente de combate à ação de flanelinhas, que se soma às iniciativas adotadas pelas forças de segurança estaduais. A medida consiste no mapeamento, identificação e na realização de ações de combate a tal prática, que configura em crime de extorsão, uma vez que normalmente o motorista é ameaçado, caso não aceite pagar pelo estacionamento em áreas públicas.

O aplicativo BH APP é a principal ferramenta deste projeto municipal. A plataforma disponibiliza um link para que o usuário possa indicar, em um mapa, o ponto exato onde está ocorrendo a abordagem extorsiva contra motoristas e até enviar uma foto da cena, de maneira sigilosa e segura. As denúncias recebidas via aplicativo possibilitam que a Guarda Municipal faça o mapeamento das áreas com maior incidência do problema, planejando operações para combatê-lo.

E em dias de jogos no Mineirão ou no Estádio do Independência com grande concentração de público, a Guarda Municipal atua em todo o entorno dos estádios, agindo de forma preventiva contra a presença de flanelinhas. Em 2022, os guardas municipais realizaram 768 abordagens a suspeitos, somando 14 ocorrências registradas e sete pessoas conduzidas a delegacias. De janeiro a abril deste ano, houve atuação em jogos e outros eventos, resultando na abordagem a 412 suspeitos.”

PM:

O 34º Batalhão de Polícia Militar informa que em toda a área de sua responsabilidade territorial, que corresponde à região Noroeste de Belo Horizonte, há emprego sistemático de policiamento ostensivo, nas várias modalidades que integram o Portfólio de Serviços da Polícia Militar de Minas Gerais.

No caso específico da 17ª Companhia PM do 34º BPM, responsável pela região do Mineirão, tem-se, conforme recente levantamento estatístico, que a Fração PM vem apresentando relevantes resultados no que diz respeito à redução dos índices criminais, em especial, no que toca aos incidentes relacionados às dependências e imediações do Estádio, e realiza, através de esforço conjunto do Comandante de Setor e da Prefeitura de Belo Horizonte, diversas operações de fiscalização com o fim de coibir esta prática delituosa, principalmente em dias de jogos e eventos, as quais resultam em várias prisões e apreensões de produto de crime.

A Polícia Militar de Minas Gerais ainda orienta a população a estacionar em locais regulamentados e em estacionamentos regulares. Assim, o cidadão não necessitará do concurso ilegal dos chamados “flanelinhas”. Salienta-se, ainda, que se qualquer pessoa visualizar esta prática delituosa, deverá entrar imediatamente e contato com a Polícia Militar, através do número
190.

Atlético-MG x Corinthians

Dentro de campo, o Atlético-MG abriu vantagem sobre o Corinthians nas oitavas de final da Copa do Brasil com dois gols de Paulinho. 

A partida de volta será em 31 de maio, quarta-feira, às 21h30, na Neo Química Arena, em São Paulo.

Compartilhe