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‘Mais simpático do Brasil’? Atlético-MG lê críticas, mas não explica slogan

Torcedores do Galo criticaram uso da expressão em vídeo de divulgação da Arena MRV, mas clube não quis se pronunciar
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O Atlético-MG publicou, na quinta-feira (18/5), um vídeo convidando os torcedores à Arena MRV, novo estádio do clube. A peça publicitária, no entanto, gerou algumas críticas nas redes sociais, devido ao uso da frase “time mais simpático do Brasil.” O No Ataque procurou a direção da comunicação do Galo, que não explicou o slogan, mas se disse atenta às críticas.

Na filmagem, o narrador apresenta a Arena MRV e exalta o tamanho da torcida do Atlético-MG, convidando ainda o público de outros estados. No final, coloca o clube mineiro como o mais simpático do país. Veja abaixo:

“Essa é a Arena MRV, do Galo, com o Brasil nos chama. É a nova casa de mais de R$ 9 milhões de torcedores apaixonados e da torcida que mais cresce no Brasil. Mesmo para você, que vem de fora, a casa é sua também. Caprichamos para que você seja tratado com todo o conforto e respeito. No campo, você é nosso adversário. Fora dele, é nosso hóspede. Arena MRV, a casa do time mais simpático do Brasil”, diz a narração.

Diversos torcedores criticaram o slogan nos comentários. Alguns disseram que não se sentiram representados, enquanto outros lamentaram o uso do termo simpático. 

Veja algumas das críticas dos torcedores ao Atlético:

  • “Palavras são só palavras, mas no Galo elas tem poder. Refaçam o final do vídeo por gentileza.”
  • “Simpático? Eu quero que a gente apelide esse estádio de Inferno Alvinegro. Slogan: Seu pesadelo começa aqui! Imagina a conversa de dois flamenguistas: – Onde é o jogo de hoje contra o Galo? – … no inferno. Sem mais!”
  • “Simpático? Meu Deus! Vocês não conhecem mesmo o clube. Que amadores”
  • “Fraquíssimo. Não me senti representado. Muito sentimento e paixão não pode ser classificado como “simpatia”.

“Atlético-MG mais simpático do Brasil”

Mas em que o Atlético-MG se baseou para utilizar o slogan? Essa foi a pergunta feita pela reportagem à diretoria de comunicação do clube. No entanto, preferiram não se manisfestar oficialmente sobre a decisão.

A comunicação garante que observa todas as críticas e não se fecha a nenhuma delas, mas não deu indícios se continuará ou não com uso da expressão. 

Recentemente, a pesquisa AtlasIntel apontou o Palmeiras como o clube com imagem mais positiva do Brasil, com 66% dos votos. Atrás vêm Fluminense (63%), Athletico-PR (62%) e, apenas em quarto lugar, o Atlético-MG (61%).

O levantamento consultou 1.600 pessoas em 640 municípios entre 6 e 20 de abril. O questionário continha a pergunta “Você tem uma imagem positiva ou negativa desses times?”. A resposta podia ser positiva, negativa ou neutra.

Projeto de nacionalização do Atlético-MG

O Atlético contratou o publicitário Nizan Guanaes para um projeto de nacionalização da marca do clube. O projeto terá duração de alguns meses, de acordo com fontes do Galo. 

A nacionalização da marca do Atlético é uma forma de o clube tentar aumentar sua presença em todo o Brasil. Hoje, o clube tem torcedores concentrados em Minas Gerais.

Em abril, duas pesquisas sobre o tamanho das torcidas foram publicadas. No levantamento feito pela Quaest/Itatiaia/CNN, divulgado no dia 10 de abril, o Galo é o dono da quinta maior torcida do Brasil, ao lado do Cruzeiro, com 5% da preferência nacional.

Já na sondagem do instituto AtlasIntel, publicada no dia 25 de abril, o Atlético surge em oitavo, com 4,3%.

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