O Flamengo tem interesse na contratação do volante Allan, do Atlético-MG. Em grave situação financeira, o Galo avalia a saída de um dos seus principais ativos na próxima janela de transferências.
O interesse do Flamengo em Allan foi antecipado pelo jornalista Benjamin Back. De acordo com a imprensa carioca, o jogador é um desejo do técnico argentino Jorge Sampaoli, ex-Galo e atual comandante do Rubro-Negro.
Até o momento, o Atlético-MG não recebeu investida oficial do Flamengo por Allan. O portal No Ataque soube que, no clube mineiro, há vozes da diretoria que preferem uma eventual negociação com clubes do exterior, caso o jogador realmente seja transferido.
De toda forma, há grande pressão interna por vendas de atletas no Galo. A instituição luta contra uma grave crise nas finanças, com dívida global bruta superior a R$ 1,5 bilhão – sem contar com antecipações para a conclusão das obras da Arena MRV.
Em contrapartida, um fator decisivo na história pode ser o desempenho do Atlético-MG em 2023. Caso a equipe siga forte nas três competições (Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Libertadores), a pressão por saídas pode diminuir – em virtude de uma expectativa de aumento de arrecadação com premiações, transmissões e bilheteria nos torneios.
Allan tem contrato com o Galo até 31 de dezembro de 2025. O volante é agenciado por Giuliano Bertolucci, um dos empresários de maior influência no Brasil.
Bertolucci também cuida das carreiras de jogadores da Seleção Brasileira e teve participação ativa em diversas transferências de atletas brasileiros para a Europa nos últimos anos.
Allan no Atlético-MG
Allan teve 80% de seus direitos econômicos adquiridos pelo Atlético-MG em janeiro de 2020, junto ao Liverpool da Inglaterra, por 3 milhões de euros. Em 2019, o jogador havia defendido o Fluminense por empréstimo. O clube carioca também tentou a contratação do atleta.
Em mais de três temporadas no Galo, Allan se transformou em um multicampeão. Venceu quatro Campeonatos Mineiros, um Campeonato Brasileiro, uma Copa do Brasil e uma Supercopa do Brasil. Até aqui, foram 170 jogos com a camisa preta e branca.
Apesar disso, Allan não atua pelo Atlético-MG desde março. No meio daquele mês, o volante sofreu uma fratura por estresse na coluna lombar baixa e se transformou em desfalque no clube mineiro.