Nas últimas semanas, o Atlético-MG esvaziou o departamento médico e, dentro de mais alguns dias, deve contar com quase 30 atletas à disposição. A mais recente novidade foi a liberação do volante Otávio, que se recuperou de uma lesão na panturrilha direita.
Além de Otávio, três jogadores do Galo vivem a expectativa pelo retorno às listas de relacionados. Os mais próximos entre eles são o lateral-esquerdo Guilherme Arana e o zagueiro Igor Rabello. Ambos foram liberados pelo DM no início de maio e treinam normalmente com o grupo há mais de duas semanas.
O técnico Eduardo Coudet, no entanto, pregou cautela quando perguntado sobre Arana. O treinador argentino acredita que o defensor precisa de mais “treinamentos de qualidade” para retomar a forma física ideal antes da reestreia.
Após Otávio, Arana e Rabello, quem deve retornar aos jogos é o atacante Alan Kardec. O centroavante está em transição física após longo período como desfalque: primeiro, por um procedimento cirúrgico para a retirada de uma hérnia de disco lombar; depois, por uma fratura no pé direito.
Diante dos iminentes retornos, caso não ocorra nenhuma nova lesão nas próximas semanas, Coudet terá 29 nomes à disposição no Atlético-MG. Os “remanescentes” no departamento médico do Galo são o volante Allan e o meia-atacante Pedrinho.
Elenco do Atlético-MG no site oficial
- Goleiros: Gabriel Delfim, Everson e Matheus Mendes
- Zagueiros: Bruno Fuchs, Réver, Igor Rabello, Mauricio Lemos, Jemerson e Nathan Silva
- Laterais: Dodô, Guilherme Arana, Mariano, Saravia e Rubens
- Meio-campistas: Otávio, Edenilson, Zaracho, Igor Gomes, Hyoran, Rodrigo Battaglia, Paulo Vitor, Allan*, Pedrinho** e Patrick
- Atacantes: Hulk, Pavón, Paulinho, Vargas, Alan Kardec, Isaac e Cadu
*Em tratamento de uma fratura por estresse na coluna lombar baixa.
**Em tratamento de uma ruptura completa do músculo e tendão do bíceps femoral.
No início de abril, com lesões e saídas no Atlético-MG, o técnico Eduardo Coudet reclamou publicamente do planejamento de elenco do clube mineiro para 2023. A atitude gerou estresse com a diretoria, mas a situação foi rapidamente apaziguada, e o argentino deu a volta por cima com bons resultados em maio.
Agora, apesar de ainda ter poucas opções no ataque, Coudet se vê em situação “mais tranquila” para o rodízio de jogadores no Galo. Preocupado com a parte física dos atletas, o argentino acionou boa parte do elenco nos últimos compromissos.
A próxima partida do Atlético-MG é contra o Palmeiras, às 18h30 do domingo (28/5), no Mineirão, em Belo Horizonte. O duelo é válido pela oitava rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.