Fael Lima, representante do Atlético-MG no Alterosa Esporte, analisou a iminente saída de Nathan Silva do Galo. O zagueiro de 26 anos está próximo de ser vendido ao Pumas, do México.
Para Fael, a venda será ‘interessante para todos’. O jornalista defendeu Nathan, mas acredita que o jogador tenha uma relação desgastada com torcedores do clube.
“Acho que vai ser um movimento interessante para todo mundo. É uma folha salarial do Atlético-MG. É bom para o Nathan Silva, pela grana que paga o futebol mexicano, para respirar novos ares. O torcedor atleticano tem uma relação desgastada, vamos colocar assim, com o Nathan Silva”, iniciou Fael.
“Esse cara foi muito importante na melhor zaga do Campeonato Brasileiro de 2021, que até então era do Atlético-GO, quando ele (Nathan) estava lá. Muito importante em vários jogos decisivos para o Atlético-MG. Ele está em uma lista que nunca vai poder errar”, completou.
O atleticano ainda citou falhas de outros atletas que têm mais ‘moral’ com a torcida e por isso não são tão criticados como Nathan.
“Todo mundo pode ficar apagado, o Zaracho passar o 2022 apagado, voltar do jogo contra o Alianza que não vai ser cobrado, Alonso pode entregar uma classificação para o Flamengo que nunca será cobrado, mas o Nathan Silva não tem o mesmo crédito, principalmente com falha na Libertadores”, justificou Fael.
Saída de Nathan do Atlético-MG
O No Ataque apurou que os valores da negociação devem rondar a casa de 4,5 milhões de dólares (cerca de R$ 22 milhões na cotação atual). A concretização da negociação, que deve ser oficializada em breve, fará com que o clube mineiro bata a meta com saídas de jogadores em 2023, estipulada em R$ 80 milhões.
O Atlético-MG detém 75% dos direitos econômicos do atleta. O próprio jogador, por sua vez, é dono dos 25% restantes.
Os representantes de Nathan vão se reunir com o Pumas para acertar os últimos detalhes da transferência. A janela mexicana será aberta em 22 de junho, mas a data da eventual chegada do defensor ainda não está definida. O time mexicano é treinado por Mohamed, que comandou o zagueiro no próprio Atlético-MG.
Títulos e críticas no Atlético-MG
A trajetória de Nathan Silva no Atlético-MG começou em 2014, ainda nas categorias de base. Depois da estreia como profissional, em 2017, o zagueiro foi emprestado a Ponte Preta, Atlético-GO (duas vezes) e Coritiba antes do retorno definitivo ao Galo.
O retorno de Nathan ao clube mineiro foi um pedido do técnico Cuca, em julho de 2021. Naquela altura, o defensor rapidamente assumiu a titularidade e foi peça importante da temporada mais vitoriosa da história do Atlético-MG.
Ainda que tenha sido multicampeão pelo Galo, o zagueiro nunca foi unanimidade entre os torcedores alvinegros. Falhas em jogos decisivos, como contra o Palmeiras, na Copa Libertadores de 2021, marcaram negativamente a passagem do atleta para muitos atleticanos.
Com a camisa preta e branca, Nathan Silva conquistou três Campeonatos Mineiros (2017, 2022 e 2023), um Campeonato Brasileiro (2021) e uma Supercopa do Brasil (2022). Foram três gols e uma assistência em 95 jogos pelo Atlético-MG.