O Atlético-MG oficializou, no fim da tarde desta sexta-feira (16/6), a contratação do técnico Felipão, de 74 anos. O contrato do treinador gaúcho com o Galo vai até dezembro de 2024. Além de Scolari, o auxiliar técnico Carlos Pracidelli vai integrar a comissão alvinegra.
Felipão assume o comando do Atlético-MG durante a pausa do futebol brasileiro para a Data Fifa. O próximo compromisso do time mineiro é às 21h30 da quarta-feira (21/6), contra o Fluminense, em Volta Redonda, pela 11ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Luiz Felipe Scolari é o sucessor de Eduardo Coudet no comando do Galo. O argentino entrou em rota de colisão com a diretoria alvinegra em virtude do planejamento de elenco para a temporada e, no último fim de semana, causou polêmica ao se despedir dos atletas no vestiário do Mineirão, em Belo Horizonte, após empate com o RB Bragantino.
Ao longo da semana, Atlético-MG e Chacho acertaram as bases para uma rescisão contratual amigável. O acordo liberou ambas as partes do pagamento da multa rescisória, avaliada em R$ 16,7 milhões.
Currículo de Felipão
Felipão é um dos nomes mais reconhecidos no mercado mundial de técnicos. Pentacampeão com a Seleção Brasileira em 2002, o gaúcho de Passo Fundo teve passagens de sucesso por vários clubes, se consagrando como um dos grandes vencedores da história do futebol.
No currículo, Scolari tem dois Campeonatos Brasileiros, quatro Copas do Brasil, duas Copas Libertadores, uma Recopa Sul-Americana, três Campeonatos Chineses, uma Liga dos Campeões da Ásia, uma Copa da China e uma Copa das Confederações, além de outras conquistas de menor expressão.
Em Minas Gerais, Felipão trabalhou duas vezes no Cruzeiro: entre 2000 e 2001, conquistando a Copa Sul-Minas, e entre 2020 e 2021, auxiliando o principal rival do Atlético-MG a escapar do rebaixamento à Série C do Campeonato Brasileiro.