MERCADO DA BOLA

Quem são os 7 jogadores do Atlético-MG com contrato até o fim de 2023

Galo tem seis jogadores de defesa e um do meio-campo com vínculos até dezembro deste ano; entenda cada uma das situações
Foto do autor
Compartilhe

Com a proximidade da abertura de mais uma janela de transferências no Brasil, o mercado da bola volta a se aquecer. A questão dos contratos também passa a ser analisada com mais critério pelos clubes. No Atlético-MG, sete jogadores têm vínculo somente até o fim de 2023.

As situações desses atletas devem ser analisadas por diferentes perspectivas. A seguir, o No Ataque lista os nomes que só têm contrato com o Galo até dezembro.

Mariano

Aos 37 anos de idade, o experiente lateral-direito é peça importante para o Atlético-MG. Anunciado pelo clube mineiro em julho de 2020, Mariano já soma 128 jogos com a camisa preta e branca nesta segunda passagem, tendo contribuído com nove assistências e um gol nesse período.

Em 2023, o lateral-direito participou de 23 jogos do Galo – 18 como titular. Uma possível renovação de contrato, no entanto, está diretamente ligada ao desempenho do atleta na sequência da temporada.

Saravia

O também lateral-direito Renzo Saravia é outro atleticano com contrato somente até dezembro. O vínculo anterior era válido até a metade de julho, mas o Atlético-MG se antecipou e concretizou a renovação até o fim do ano.

Saravia (em cruzamento) e Mariano (à direita) durante treino do Atlético-MG em Assunção, no Paraguai. Foto: Pedro Souza/Atlético-MG.

Anunciado como reforço do Galo em fevereiro, o argentino fez 19 jogos pelo clube mineiro em 2023, sendo 13 como titular. Saravia tem 30 anos, e a uma nova extensão de contrato também está relacionada ao desempenho dentro das quatro linhas.

Mauricio Lemos

Aos 27 anos, o zagueiro uruguaio surpreendeu positivamente os torcedores do Atlético-MG, que enxergavam com desconfiança a contratação concretizada no início do ano. Até aqui, foram 20 jogos com a camisa preta e branca (todos como titular), um gol e uma assistência.

O contrato assinado por Mauricio Lemos junto ao Galo prevê renovação automática em caso de atingimento de metas pré-estabelecidas, conforme antecipado pelo ge.globo. Caso os objetivos sejam alcançados, o novo vínculo do defensor terá validade até junho de 2025.

Lemos em ação no empate do Atlético-MG com o Libertad, pela Libertadores. Foto: Pedro Souza/Atlético-MG.

Bruno Fuchs

O zagueiro brasileiro de 24 anos ainda não conseguiu se firmar no Atlético-MG, especialmente em virtude de lesões que impediram uma sequência mais concreta de jogos. Fuchs foi emprestado pelo CSKA Moscou, da Rússia, ao Galo, e o contrato é válido até dezembro.

O defensor fez 15 jogos pelo time alvinegro – 12 deles como titular. Nesse momento, se recupera de uma pequena lesão muscular na coxa direita.

O vínculo firmado entre Atlético-MG e CSKA prevê opção de compra ao fim do período de empréstimo. De acordo com apuração da GOAL, os valores foram fixados na casa dos 5 milhões de euros (cerca de R$ 26,4 milhões na cotação atual).

Neste momento, não há nada definido sobre o futuro de Bruno Fuchs. A possível sequência do atleta em Minas Gerais em 2024 também está diretamente relacionada ao desempenho em campo.

Réver

Maior campeão da história do Atlético-MG ao lado do ex-goleiro João Leite, com 12 títulos, o zagueiro de 38 anos é outro que tem contrato com o Galo somente até o fim da atual temporada. Uma das lideranças mais relevantes do elenco, Réver fez somente 11 jogos com a camisa preta e branca em 2023, sendo apenas quatro como titular.

A situação de um dos maiores ídolos da história do clube mineiro é um caso à parte. Isso porque Réver já admitiu a possibilidade de se aposentar dos gramados ao fim do ano.

“A aposentadoria não está descartada. Porcentagem muito grande. Já penso em pendurar as chuteiras no fim do ano. (…) Acho que meu ciclo vem se aproximando do encerramento com o passar dos dias”, disse o zagueiro em entrevista ao ge.globo.

Dodô

Aos 31 anos, o lateral-esquerdo é um dos que podem deixar o Atlético-MG ao fim de 2023. Foram 15 jogos realizados na temporada (12 como titular), e a utilização do atleta vem sendo cada vez menor.

Réver e Dodô (à direita) durante treino do Atlético-MG. Foto: Pedro Souza/Atlético-MG.

O retorno do titularíssimo Guilherme Arana e o bom desempenho do jovem Rubens fazem de Dodô, hoje, a terceira opção do Galo na posição. Os fatores citados indicam o encerramento da passagem do jogador pelo Galo ao fim do ano, mas a situação também depende do decorrer da temporada.

Hyoran

Por fim, o último dos nomes alvinegros com contrato até dezembro é o meia-atacante Hyoran. O jogador teve retorno ao Atlético-MG solicitado por Eduardo Coudet no início da temporada e, desde então, participou de 32 jogos do Galo na temporada – 20 como titular.

Na última quarta-feira (28/6), o clube mineiro informou que o atleta sofreu rompimento do ligamento do tornozelo direito. Não há necessidade de intervenção cirúrgica na recuperação da lesão, mas o trabalho com a fisioterapia deve levar, no mínimo, quatro semanas.

Hyoran sofreu lesão durante derrota do Atlético-MG para o Fortaleza no Brasileiro. Foto: Pedro Souza/Atlético-MG.

Em fevereiro de 2021, o Atlético-MG adquiriu 50% dos direitos econômicos de Hyoran junto ao Palmeiras por R$ 7,5 milhões. É improvável que o clube assuma o risco de perder o jogador por um pré-contrato e, para isso, uma renovação seria necessária. No entanto, assim como na maioria dos casos de outros atletas, tudo dependerá do rendimento do meia na sequência da temporada.

Compartilhe