O Atlético-MG tem seis jogadores que podem assinar pré-contratos com outros clubes a partir deste sábado (1/7). Isso porque os vínculos desses atletas com o Galo são válidos somente até o fim deste ano.
É importante lembrar, de toda forma, que as situações desses profissionais podem mudar. Com a abertura da janela de transferências na segunda-feira (3/7) e o aquecimento do mercado da bola, o clube mineiro pode se antecipar para renovar alguns desses contratos.
O que é um pré-contrato no futebol?
O pré-contrato estabelece uma ligação entre um atleta e um clube para que, em uma data acertada, as partes assinem um contrato definitivo. É uma espécie de vínculo preparatório.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Fifa não permitem que um jogador tenha contratos simultâneos com dois clubes. Dessa forma, o pré-contrato possibilita com que atletas regularizem um acerto prévio com outras equipes antes do término de seus vínculos vigentes.
Quem são os jogadores do Atlético-MG que podem assinar pré-contrato a partir de hoje?
A seguir, o No Ataque lista os seis jogadores pertencentes ao elenco do Galo que poderão assinar pré-contratos com outras equipes a partir deste sábado. Cada situação, no entanto, deve ser analisada por diferentes perspectivas.
É provável que o clube mineiro trabalhe para concretizar renovações contratuais com parte desses atletas. Saiba quem são eles na sequência do texto.
Mariano
Aos 37 anos de idade, o experiente lateral-direito é peça importante para o Atlético-MG. Anunciado pelo clube mineiro em julho de 2020, Mariano já soma 128 jogos com a camisa preta e branca nesta segunda passagem, tendo contribuído com nove assistências e um gol nesse período.
Em 2023, o lateral-direito participou de 23 jogos do Galo – 18 como titular. Uma possível renovação de contrato, no entanto, está diretamente ligada ao desempenho do atleta na sequência da temporada.
Saravia
O também lateral-direito Renzo Saravia é outro atleticano com contrato somente até dezembro. O vínculo anterior era válido até a metade de julho, mas o Atlético-MG se antecipou e concretizou a renovação até o fim do ano.
Anunciado como reforço do Galo em fevereiro, o argentino fez 19 jogos pelo clube mineiro em 2023, sendo 13 como titular. Saravia tem 30 anos, e a uma nova extensão de contrato também está relacionada ao desempenho dentro das quatro linhas.
Mauricio Lemos
Aos 27 anos, o zagueiro uruguaio surpreendeu positivamente os torcedores do Atlético-MG, que enxergavam com desconfiança a contratação concretizada no início do ano. Até aqui, foram 20 jogos com a camisa preta e branca (todos como titular), um gol e uma assistência.
O contrato assinado por Mauricio Lemos junto ao Galo prevê renovação automática em caso de atingimento de metas pré-estabelecidas, conforme antecipado pelo ge.globo. Caso os objetivos sejam alcançados, o novo vínculo do defensor terá validade até junho de 2025.
Réver
Maior campeão da história do Atlético-MG ao lado do ex-goleiro João Leite, com 12 títulos, o zagueiro de 38 anos é outro que tem contrato com o Galo somente até o fim da atual temporada. Uma das lideranças mais relevantes do elenco, Réver fez somente 11 jogos com a camisa preta e branca em 2023, sendo apenas quatro como titular.
A situação de um dos maiores ídolos da história do clube mineiro é um caso à parte. Isso porque Réver já admitiu a possibilidade de se aposentar dos gramados ao fim do ano.
“A aposentadoria não está descartada. Porcentagem muito grande. Já penso em pendurar as chuteiras no fim do ano. (…) Acho que meu ciclo vem se aproximando do encerramento com o passar dos dias”, disse o zagueiro em entrevista ao ge.globo.
Dodô
Aos 31 anos, o lateral-esquerdo é um dos que podem deixar o Atlético-MG ao fim de 2023. Foram 15 jogos realizados na temporada (12 como titular), e a utilização do atleta vem sendo cada vez menor.
O retorno do titularíssimo Guilherme Arana e o bom desempenho do jovem Rubens fazem de Dodô, hoje, a terceira opção do Galo na posição. Os fatores citados indicam o encerramento da passagem do jogador pelo Galo ao fim do ano, mas a situação também depende do decorrer da temporada.
Hyoran
Por fim, o último dos nomes alvinegros com contrato até dezembro é o meia-atacante Hyoran, de 30 anos. O jogador teve retorno ao Atlético-MG solicitado por Eduardo Coudet no início da temporada e, desde então, participou de 32 jogos do Galo na temporada – 20 como titular.
Na última quarta-feira (28/6), o clube mineiro informou que o atleta sofreu rompimento do ligamento do tornozelo direito. Não há necessidade de intervenção cirúrgica na recuperação da lesão, mas o trabalho com a fisioterapia deve levar, no mínimo, quatro semanas.
Em fevereiro de 2021, o Atlético-MG adquiriu 50% dos direitos econômicos de Hyoran junto ao Palmeiras por R$ 7,5 milhões. É improvável que o clube assuma o risco de perder o jogador por um pré-contrato e, para isso, uma renovação seria necessária. No entanto, assim como na maioria dos casos de outros atletas, tudo dependerá do rendimento do meia na sequência da temporada.