CRUZEIRO

30 anos da estreia: Ronaldo relembra primeiro jogo pelo Cruzeiro

Ronaldo relembrou como foi seu primeiro jogo pelo profissional do Cruzeiro; ex-atacante estreou diante da Caldense, no Mineiro de 1993
Foto do autor
Compartilhe

Hoje acionista majoritário da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro, Ronaldo Nazário relembrou sua estreia pelo clube há exatos 30 anos. O ex-atacante entrou em campo pela primeira vez com a camisa celeste em 25 de maio de 1993, contra a Caldense.

O Fenômeno deu os seus primeiros passos pelo profissional aos 16 anos. O jogo marcante foi realizado no estádio Ronaldão, em Poços de Caldas, pelo Campeonato Mineiro.

“Isso já faz muito tempo (risos). É tão gostoso lembrar desse momento, essa fase onde iniciei a carreira com muitas dúvidas e incertezas sobre o futuro. Mas ter sido chamado pelo Cruzeiro e poder ter começado a carreira por aqui realmente é um motivo de muito orgulho para mim”

Ronaldo em entrevista à Betfair

Como foi a estreia de Ronaldo

Ronaldo teve atuação importante na estreia contra a Veterana, fora de casa. Ele sofreu a falta que resultou no gol da vitória por 1 a 0. A sensação daquele momento foi descrita pelo ex-camisa 9.

“Foi aquele frio na barriga, aquela situação inusitada de estar em campo pela primeira vez e realizando um sonho de infância. Não me lembro exatamente como foi minha atuação, mas com certeza lembro dessa sensação de realização de um sonho”, completou.

Na partida no interior de Minas, a intenção do técnico Pinheiro era apenas escalar um time reserva para enfrentar a Caldense. O então júnior Ronaldo foi convocado para compor o ataque com o também desconhecido Daniel e, pela primeira vez, entrou em campo como profissional.

“Era uma mistura de muito orgulho com muito medo e muita insegurança, muita coisa passa na cabeça de um jovem de 16 anos. Estava assumindo uma responsabilidade imensa de vestir a camisa do Cruzeiro, para milhões de torcedores fanáticos, foi um momento incrível para mim”, concluiu Ronaldo.

Saída do Cruzeiro

Pelo Cruzeiro, Ronaldo foi artilheiro da Supercopa dos Campeões da Libertadores (8 gols) e do Mineiro (22). O Fenômeno também foi incluído, aos 17 anos, na lista de convocados para a Copa do Mundo dos Estados Unidos de 1994. Foram 56 gols em 58 partidas do craque pela Raposa.

Em agosto de 1994, Ronaldo foi vendido ao PSV, da Holanda, por US$ 6 milhões. Na sequência, jogou por Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid, Milan e Corinthians, clube pelo qual se aposentou, em 2011.

Compartilhe