CRUZEIRO

Cruzeiro: Ronaldo completa 30 anos da estreia como profissional

Ronaldo Fenômeno estreou pelo profissional do Cruzeiro, aos 16 anos, diante da Caldense, no Campeonato Mineiro de 1993
Foto do autor
Compartilhe

O dia 25 de maio é sempre uma data marcante para Ronaldo Nazário na história do Cruzeiro. Há exatos 30 anos, o ex-atacante entrava em campo pela primeira vez vestindo a camisa celeste.

Aos 16 anos, o garoto que viria a se tornar Fenômeno logo depois, estreou pela Raposa no jogo contra a Caldense, no estádio Ronaldão, em Poços de Caldas, pelo Campeonato Mineiro.

Atualmente detentor de 90% das ações da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Cruzeiro, Ronaldo teve atuação importante em sua estreia. Ele sofreu a falta que resultou no gol da vitória por 1 a 0.

Como foi a estreia de Ronaldo

Na partida no interior de Minas, a intenção do técnico Pinheiro era apenas escalar um time reserva para enfrentar a Caldense. O então júnior Ronaldo foi convocado para compor o ataque com o também desconhecido Daniel e, pela primeira vez, entrou em campo como profissional.

Cerca de dois meses depois, Ronaldo foi levado pelo técnico Carlos Alberto Silva para uma excursão a Portugal com o time profissional do Cruzeiro. De lá, voltou titular e nunca mais deixou a condição de artilheiro e craque do time.

Pelo Cruzeiro, Ronaldo foi artilheiro da Supercopa dos Campeões da Libertadores (8 gols) e do Mineiro (22). O Fenômeno também foi incluído, aos 17 anos, na lista de convocados para a Copa do Mundo dos Estados Unidos de 1994. Foram 56 gols em 58 partidas do craque pela Raposa.

Saída do Cruzeiro

Em agosto de 1994, Ronaldo foi vendido ao PSV, da Holanda, por US$ 6 milhões. Na sequência, jogou por Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid, Milan e Corinthians, clube pelo qual se aposentou, em 2011.

Compartilhe