O Cruzeiro anunciou na noite desta sexta-feira (30/6) o início do processo de seleção para a formação do Comitê de Torcedores. O projeto havia sido prometido pela diretoria desde a polêmica que envolve a mudança estética do Raposão, em março de 2023. As inscrições serão abertas no sábado, 1º de julho, e fecharão na quarta-feira, 5 de julho.
O intuito do Comitê de Torcedores do Cruzeiro é que a torcida possa ter voz ativa nas decisões do clube. Segundo a nota oficial, “o fórum tem caráter consultivo e debaterá regularmente assuntos como o patrimônio imaterial do clube, pautas sociais, projetos de marketing, experiências em dias de jogos, dentre outras questões”.
Qualquer torcedor cruzeirense poderá fazer a inscrição, passar pelo processo seletivo e disputar por uma vaga no Comitê de Torcedores, que será formado por 16 pessoas. O comitê também contará com cinco representantes da SAF e dois do Cruzeiro Associação – veja abaixo todos os membros na relação divulgada pela equipe.
Os interessados em fazer parte do comitê devem se candidatar no aplicativo Nação Azul e realizar um quiz com perguntas gerais sobre o Cruzeiro. Confira todos os detalhes divulgados pelo Cruzeiro abaixo.
Membros do Comitê de Torcedores do Cruzeiro
- 1 sócio 5 Estrelas
- 1 sócio 5 Estrelas
- 1 torcedor em geral
- 1 representante das Embaixadas do Cruzeiro
- 1 membro da Associação de Grandes Cruzeirenses
- 1 ex-atleta notadamente ídolo do Cruzeiro
- 1 membro do Cruzeiro Associação
- 1 membro de torcidas organizadas
- 1 representante de grupos de minoria social e diversidade
- 2 membros da equipe gerenciadora do Comitê de Torcedores
- 1 membro do Departamento de Compliance da SAF
- 1 secretário geral da SAF
- 1 membro da diretoria de comunicação da SAF
- 1 membro da diretoria de negócios da SAF
- 1 membro da diretoria de operações da SAF
Detalhes do Comitê de Torcedores
CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
01 de julho a 05 de julho de 2023
– Quiz com torcedores e sócios 5 Estrelas.
– Candidatura das demais categorias através do e-mail do processo de seleção.
07 de julho de 2023
– Divulgação dos candidatos vencedores.
11 de julho de 2023
– 1º Encontro do Comitê de Torcedores na Toca da Raposa 2.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E CATEGORIAS DE MEMBROS DO COMITÊ
TORCEDOR EM GERAL
Deverá ter o cadastro no aplicativo Nação Azul e participar do Quiz dentro do app respondendo todas as questões para validar sua candidatura.
SÓCIO 5 ESTRELAS
Deverá ter o cadastro no aplicativo Nação Azul e participar do Quiz dentro do app respondendo todas as questões para validar sua candidatura.
IMPORTANTE: o candidato nesta categoria precisa ser sócio 5 Estrelas há pelo menos 3 (três) anos ininterruptos.
SÓCIO DIAMANTE
Será contatado pela equipe do sócio para sondar o interesse pela candidatura. Dentre os candidatos, o membro a representar o Sócio Diamante no Comitê será selecionado pelo Clube.
IMPORTANTE: o candidato nesta categoria precisa ser sócio Diamante há pelo menos 2 (dois) anos ininterruptos.
MEMBRO DE TORCIDAS ORGANIZADAS
As torcidas organizadas serão contatadas pelo Clube através do e-mail do processo de seleção para o levantamento dos interessados. Dentre os candidatos, o membro a representar as Torcidas Organizadas no Comitê será selecionado pelo Clube.
REPRESENTANTE DAS EMBAIXADAS
O Clube entrará em contato com os interessados a representar o novo projeto de Embaixadas através de reunião online com os atuais projetos Redutos Celestes e Embaixadas 5 Estrelas. O membro a representar as Embaixadas no Comitê será escolhido pelo Clube.
REPRESENTANTE DE GRUPOS DE MINORIAS SOCIAIS E DIVERSIDADE
Representantes de grupos de minoria poderão se candidatar através de manifestação de interesse pelo e-mail do processo de seleção com o assunto: MINORIAS SOCIAIS E DIVERSIDADE. O candidato deve descrever as razões pelas quais deve ser escolhido. O membro a representar os grupos de minoria no Comitê será escolhido pelo Clube.
EX-ATLETA NOTADAMENTE ÍDOLO
O membro a representar os atletas ídolos no Comitê será escolhido pelo Clube.
MEMBRO DA ASSOCIAÇÃO DE GRANDES CRUZEIRENSES
A Associação de Grandes Cruzeirenses será contatada pelo Clube através do e-mail do processo de seleção para o levantamento dos interessados. Dentre os candidatos, o membro a representar a Associação de Grandes Cruzeirenses no Comitê será selecionado pelo Clube.
MEMBROS DA EQUIPE GERENCIADORA DO COMITÊ DE TORCEDORES
A equipe gerenciadora do 1º Comitê de Torcedores do Cruzeiro estará representada com dois membros, ambos escolhidos pela empresa.
MEMBRO DO CRUZEIRO ASSOCIAÇÃO
O Cruzeiro – Associação, que apoia o Cruzeiro SAF na Criação do Comitê de Torcedores, estará representado com um membro escolhido pelo Cruzeiro – Associação.
PRÉ-REQUISITOS PARA TODAS AS CATEGORIAS ACIMA
O candidato a membro do Comitê de Torcedores deverá comprovar, irrefutavelmente, os seguintes requisitos:
– NÃO TER NENHUM TIPO DE DÉBITO COM O CRUZEIRO;
– NÃO TER PENDÊNCIAS JUDICIAIS OU PROCESSOS EM ANDAMENTO;
– NÃO EXERCER CARGO PÚBLICO ELETIVO;
– POSSUIR REPUTAÇÃO ILIBADA.
Além disso, o candidato deve comprometer sua assiduidade ao Comitê de Torcedores, sendo impreterível a PARTICIPAÇÃO PRESENCIAL EM TODAS AS REUNIÕES marcadas pelo Comitê. A incidência de faltas nas reuniões acarretará em desligamento do respectivo membro do Comitê.
APLICATIVO NAÇÃO AZUL
Polêmica do Raposão
O Raposão teve a nova identidade visual apresentada pelo Cruzeiro no mesmo dia em que completava 20 anos de existência, em março de 2023. Em vídeo divulgado nas redes sociais, as versões antigas saudaram a chegada do repaginado animador da torcida, acompanhado do também renovado Raposinho.
A apresentação, no entanto, não agradou. Integrantes das organizadas do Cruzeiro foram à Toca da Raposa II protestar e pedir a volta das mascotes antigas. Depois disso, o clube mineiro suspendeu a modernização das personagens.
Para Ronaldo Fenômeno, gestor da SAF, parte do protesto foi desproporcional. “Fomos pegos de surpresa como uma coisa que feriu o orgulho do cruzeirense. Ninguém nunca pensou que pudesse ferir o orgulho do torcedor”, disse em entrevista ao programa Boleiragem, do SporTV.
“De todo jeito, a gente percebeu isso, e cancelamos a mudança. Uma reação desproporcional e violenta por parte da torcida em relação a um produto a uma unidade de negócio do clube”, completou o empresário.