RANKING

Site inglês elege Mineirão como melhor estádio do mundo; veja top 10 e critérios

Estádio de Belo Horizonte fica à frente de outros tradicionais palcos do futebol mundial, como Santiago Bernabéu, Old Trafford e Wembley

Compartilhe
google-news-logo

De acordo com o ranking elaborado pelo site inglês Ticket Gun, o Mineirão é o melhor estádio do mundo. O tradicional palco do futebol mineiro está na frente de estádios como Santiago Bernabéu, do Real Madrid, e o emblemático Wembley, da Inglaterra.

Para definir o top 10 dos melhores estádios do mundo, o Ticket Gun, empresa especializada em venda de ingressos, levou em consideração os seguintes critérios:

  • Capacidade de assentos do estádio
  • O número médio de gols marcados
  • A frequência média mensal
  • Comentários do Google
  • Volume de pesquisa global de cada estádio
  • A quantidade de atenção que eles recebem nas mídias sociais (TikTok e Instagram)

Abaixo, veja o top 10 dos melhores estádios do mundo, segundo o Ticket Gun, com as respectivas justificativas.

1. Mineirão, Brasil

O Brasil é inegavelmente uma das maiores nações futebolísticas do planeta, por isso não é surpresa que o Mineirão, casa do Cruzeiro, seja o estádio mais bem classificado do mundo. Com capacidade para apenas 61.846 lugares, esta arena está longe de ser o maior estádio do mundo.

No entanto, com uma alta classificação no Google de 4,7, além de uma média de 4 gols por jogo, um jogo disputado no Mineirão é garantido para ser tudo menos chato. Você deve se lembrar deste estádio da icônica Copa do Mundo da FIFA 2014, onde a Alemanha goleou o Brasil por 7 a 1 em uma humilhação na semifinal, abrindo cinco gols na primeira meia hora – agora apelidado de Mineirazo (The Mineirão Smash).

2. Celtic Park, Escócia

O Celtic Park, em Glasgow, na Escócia, traz para casa o “Bhoys In Green”, ocupando o segundo lugar como o melhor estádio de futebol do mundo. Com capacidade para 61.927 lugares, tamanho semelhante ao Mineirão do Brasil, o estádio é a casa do time de futebol Celtic. O Celtic Park também tem a mesma média de gols marcados por jogo, 4, do Mineirão, assim como o mesmo ranking do Google, 4,7.

3. Estádio de Wembley, Inglaterra

Situado em Londres, Inglaterra, o famoso Estádio de Wembley serve como sede da Seleção Inglesa. Ele também tem a maior capacidade entre os 10 maiores estádios com 90.000 lugares, 37% a mais que o Mineirão, tornando-o um dos maiores estádios de futebol do mundo.

Claro, Wembley sediou a icônica final da Copa do Mundo da FIFA de 1966, onde os Três Leões levaram para casa seu único troféu da Copa do Mundo após uma vitória notável contra a Alemanha Ocidental.


4. Estádio MetLife, EUA

O MetLife Stadium, localizado em Nova Jersey, nos Estados Unidos, ocupa o quarto lugar na lista dos melhores estádios de futebol no geral. Como outro estádio gigantesco da lista, o MetLife Stadium hospeda 82.500, apenas 7.500 a menos que Wembley, e tem uma classificação do Google de 4,5. Semelhante aos estádios mais bem classificados da lista, as partidas no MetLife Stadium têm uma média de 4 gols por jogo, marcando uma pontuação final do índice do estádio de 79,03.

5. Estádio Olímpico Universitario, México

O Estádio Olímpico Universitário do México ocupa o quinto lugar na lista dos melhores estádios de futebol do mundo e é a casa do UNAM Pumas. Este enorme estádio pode acomodar 68.954 espectadores e, surpreendentemente, tem uma classificação do Google mais alta do que o Metlife Stadium, em 4,7.

As partidas aqui também têm uma média de 4 gols por jogo, mas seu baixo engajamento nas mídias sociais, com 24.143 hashtags no Instagram – quase dez vezes menor que o número de hashtags do Metlife Stadiums, com 282.913 – dá a esta arena uma pontuação final de índice de estádio de 78,05.

6. Estádio Azteca, México

Outro estádio com a bandeira do México é o Estádio Azteca, casa do Club América, do Cruz Azul e da Seleção Mexicana. No entanto, este estádio com capacidade para 87.523 fica aquém quando se olha para os comentários com uma classificação do Google de 4,5. Com uma média respeitável de 3 gols por partida, o Estádio Azteca ainda se mantém forte na classificação geral.


7. Old Trafford, Inglaterra

Casa do Manchester United, este estádio é um dos mais famosos e icônicos do mundo. Com capacidade para 76.000 torcedores, este estádio não é o maior estádio do mundo, mas ainda impressiona com uma pontuação de avaliação do Google de 4,6 e uma média de 3 gols por jogo.

8. Estádio Principal Gelora Bung Karno, Indonésia

Conquistando a coroa de melhor estádio de futebol da Ásia, e oitavo do mundo, está o Gelora Bung Karno Main Stadium em Jacarta, Indonésia — casa da seleção nacional de futebol da Indonésia. Surpreendentemente, este estádio com capacidade para 77.193, semelhante em tamanho ao Old Trafford, tem uma das classificações mais altas do Google na lista, em 4,8.

No entanto, sua fraca relação público-capacidade (51,38%), bem como seu engajamento incrivelmente baixo no Instagram (9.536 hashtags) – cerca de 130 vezes menor do que o número de hashtags feitas para Old Trafford, 1.380.573 – dá a outros estádios da lista uma borda.

9. Santiago Bernabéu, Espanha

Embora o Real Madrid possa ser um dos times de futebol mais emblemáticos do mundo, seu estádio, o Santiago Bernabéu, ocupa apenas o nono lugar geral. Apesar da falta de engajamento de mídia social em comparação com outros estádios europeus, esta enorme arena pode acomodar 81.044 espectadores e tem uma proporção impressionante de 74,13% de público em relação à capacidade – a segunda maior proporção de todos os dez principais estádios, com apenas Wembley em 77,26% acima. 

10. Gillette Stadium, EUA

Por último, mas não menos importante, na lista dos melhores estádios de futebol do mundo está o Gillette Stadium, localizado em Massachusetts, nos Estados Unidos. A casa do time da MLS New England Revolution, este estádio tem capacidade para 68.756 lugares e uma avaliação do Google de 4,6.

Como o segundo estádio na América do Norte a ficar entre os dez primeiros, o Gillette Stadium é prejudicado por sua fraca relação público-capacidade de apenas 46,02% – a mais baixa entre os dez melhores estádios do mundo.

Compartilhe
google-news-logo