VÔLEI

Campeã da Superliga relembra depressão e destaca crescimento pessoal

Convocada para disputar a Liga das Nações pelo Brasil, Tainara venceu a Superliga Feminina de Vôlei pelo Praia Clube no domingo (7/5)
Foto do autor
Compartilhe

A oposta Tainara relembrou a depressão enfrentada em 2022 e destacou o crescimento pessoal em meio ao grupo do Praia Clube. Campeã da Superliga Feminina de Vôlei há uma semana, a jogadora de 23 anos foi convocada nessa sexta-feira (12/5) pelo técnico José Roberto Guimarães para a preparação da Seleção Brasileira para a Liga das Nações 2023 e busca o título do Sul-Americano de Clubes contra o Minas neste domingo (14/5).

Em entrevista exclusiva ao No Ataque, após a vitória do Praia sobre o Minas por 3 sets a 0 no Sabiazinho no último domingo (7/5), Tainara falou sobre a depressão com que teve de lidar e o momento de retomada. A doença tem mais de 11 milhões de casos no Brasil, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2022.

“A vida do ser humano tem altos e baixos. Tem momentos que a gente está lá embaixo, que precisamos de ajuda, e tem momentos que a gente acaba subindo um pouquinho e que é onde acontecem estas coisas mais positivas [título da Superliga]”, disse Tainara.

“Eu acho que é super importante falar sobre isso, porque nem todo mundo às vezes está bem, no seu melhor momento. Eu estou muito feliz com o meu crescimento pessoal, meu crescimento com o grupo”, ressaltou a atleta, nascida em Jandira-SP.

Campeã da Superliga, Tainara pode erguer mais uma taça neste domingo (14/5), às 20h. Na Arena Praia, em Uberlândia, o Praia Clube duela com o Minas pelo título do Sul-Americano, competição que encerra a temporada dos clubes.

Depois disso, a oposta da Seleção Brasileira irá para Saquarema-RJ e se juntará ao grupo convocado por José Roberto Guimarães para a preparação para a Liga das Nações de 2023.

Situação enfrentada por Tainara

Antes de ser campeã da Superliga e decisiva na semifinal pelo Praia Clube – foi a melhor jogadora em quadra contra o Flamengo, em 28 de abril -, Tainara buscou apoio para melhorar as condições de saúde mental após lesionar o ombro e perder confiança no próprio talento, como relatado em entrevista ao SporTV, em outubro de 2022.

“Não teve um trabalho só físico, mas também mental, com minha psicóloga. Então, isso me tornou uma pessoa diferente hoje. Virei uma grande e importante chave para a minha carreira”, afirmou Tainara, na ocasião. 

A atleta do Praia Clube também detalhou o que sentiu enquanto estava enfrentando a doença. Além disso, Tainara criticou as pessoas que diminuem a importância do diálogo sobre a depressão.

“Fiquei muito mal. É uma tristeza que eu não sabia de onde vinha. O que me deixava bem, feliz, era se eu comesse. Fui levando, levando, ao ponto de não aguentar mais e pedir socorro”, disse a oposta. 

“Às vezes, ainda é um tabu falar disso, que você precisa de um tempo. Porque as pessoas acham, principalmente as gerações de antes, que a gente fala isso porque a gente é ‘nutella’. Mas não é isso. Pode ser que a dor que essa pessoa tenha sentido seja muito mais intensa do que é para mim”, concluiu Tainara ao SporTV, em 2022.

Compartilhe