Duas brasileiras estão garantidas na disputa dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut são os nomes da natação. A dupla conquistou a vaga para as Olímpiadas nesse sábado (3/2) na prova de 10km do Campeonato Mundial, disputado em Doha, no Catar.
A prova teve seis voltas de 1.600m nas águas abertas, e as 13 primeiras colocadas conquistavam a tão sonhada vaga para a disputa do ouro em Paris. Ana Marcela Cunha, campeã olímpica em Tóquio, cruzou a linha de chegada em quinto lugar e conquistou a vaga direta.
Enquanto isso, Viviane Jungblut terminou a prova em 14º e quase viu a classificação escapar. No entanto, havia ainda uma chance de classificação por país ou continente (uma para França e uma para cada continente – África, América, Ásia, Oceania e Europa).
Duas francesas terminaram entre as primeiras colocadas e a vaga de país-sede que iria para uma participante fora da zona de classificação foi realocada. Assim, a brasileira herdou a vaga.
Pódio no Mundial
As três melhores colocadas no Mundial subiram ao pódio. A neerlandesa Sharon van Rouwendaal ficou com o ouro e a espanhola Maria de Valdes com a prata. Angélica André, representante de Portugal chegou em terceiro lugar e conquistou a medalha de bronze.