O nadador estadunidense Owen LLoyd perdeu título de prova de 1500 metros estilo livre do Campeonato ACC de Natação e Mergulho após fazer comemoração proibida.
Assim que finalizou a prova, em apenas 14m37s04, Lloyd subiu na raia, estedeu a mão para o colega de equipe Ross Dant, que terminou segundos depois e foi o vice, e caiu na pista do companheiro.
Contudo, a interação entre os colegas aconteceu enquanto a prova ainda estava acontecendo – assim, foi considerada “interferência entre nadadores”. O regulamento da NCAA é taxativo quanto a essa prática: “qualquer competidor que interfira com outro nadador durante uma corrida será desqualificado dessa corrida, sujeito ao critério do árbitro”.
Quando descobriu que foi desclassificado, LLoyd ficou confuso e desesperado. Veja o vídeo abaixo.
Quem ficou com o primeiro lugar?
Com a desclassificação de Owen Lloyd, Ross Dant foi o vencedor da prova com a desclassificação.
Contudo, ao invés de comemorar, ele “tomou as dores” do colega e disse que a regra que desclassificou Lloyd é “a mais idiota da natação”.
O que Owen LLoyd disse
“Chateado, bravo e confuso sobre o que aconteceu hoje, mas não derrotado. Eles podem me tirar os pontos e a vitória oficial, mas não podem nunca tirar a vontade, a paixão e o amor que tenho pelo meu time. Há lições a serem aprendidas e estou certo de que vou encontrar o lado bom desta experiência, mas sei que ainda não acabei e que tudo isso só calimentou mais meu fogo. Grato por todos que apoiaram, aplaudiram, vaiaram e que me ajudaram a chegar onde estou, ainda não finalizamos.”