Ana Marcela Cunha é esperança real de medalha para o Brasil nos Jogos Olímpicos 2024. Uma das favoritas na maratona aquática, a soteropolitana de 32 anos chega a Paris com o peso de ser a atual campeã olímpica, além de heptacampeã mundial e melhor nadadora de águas abertas do planeta em seis oportunidades.
Ana Marcela vai competir na prova de 10km da maratona aquática, no dia 8 de agosto, no rio Sena. A Olimpíada de Paris será a quinta da carreira dela – e a primeira com o novo técnico, o italiano Fabrizio Antonelli. Há pouco mais de um ano, ela decidiu encerrar a parceria vitoriosa com o treinador brasileiro Fernando Possenti, com quem estava desde o início da carreira.
Depois do ouro na Olimpíada de Tóquio, disputada em 2021, a brasileira teve um ciclo de dificuldades e mudanças: passou por cirurgia no ombro esquerdo; se casou com a preparadora física Juliana Melhem; e começou a morar na Itália, onde treina sob a orientação de Fabrizio Antonelli.
Em recente conversa online com jornalistas, Ana Marcela apontou a alimentação como desafio para a adaptação país europeu.
“Se você pegar todos os dias da semana, de manhã e tarde, de noite, almoço e janta, e tentar ficar comendo só massa, vai ter uma hora que você vai falar: ‘meu Deus, não aguento mais’”, brincou a baiana, que opta por uma dieta ‘à brasileira’, com arroz, feijão preto, banana e uma proteína no prato. “É uma forma de a gente se sentir um pouco mais próximo de casa”.
Ana Marcela Cunha antes de Paris 2024
Nos últimos três anos, Ana Marcela faturou o bronze em edições do Mundial de Esportes Aquáticos – dois no percurso de 5km (em 2023 e 2024) e um nos 10km (2022). Em 2022, foi campeã mundial nos 25km. No Pan de 2023, a nadadora não conseguiu a segunda medalha de ouro consecutiva e terminou com a prata. Outra brasileira na maratona aquática em Paris, Viviane Jungblut ficou com o bronze.
Já em fevereiro deste ano, na primeira prova da temporada, Ana Marcela assegurou a vaga em Paris com a quinta colocação no Mundial de Doha. Ela registrou o tempo de 2h04min35s70 nos 10km (distância olímpica).
Um mês depois, também nos 10km, ela repetiu a colocação na etapa do Egito da Copa do Mundo de Águas Abertas. A vencedora foi Leonie Beck, campeã mundial de 2023 e também candidata ao ouro em Paris. A alemã, inclusive, é companheira de treinos e amiga de Ana Marcela.
“A gente se conhece muito do dia a dia, principalmente dos treinos, sabemos onde uma é mais forte e onde a outra está melhor. No final de semana, a gente vai em uma praia, na casa de alguém, se reúne e está tudo certo. Realmente, o sangue ferve na água, a disputa é grande, mas uma coisa que eu aprendi aqui é que acabou, estamos juntos, parabéns e vida que segue”, comentou a brasileira.
Ficha da atleta
- Nome: Ana Marcela Jesus Soares da Cunha
- Modalidade: maratona aquática
- Data de nascimento: 23 de março de 1992 (32 anos)
- Altura: 1,63m
- Local de nascimento: Salvador, Bahia
- Olimpíadas anteriores: Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020
- Principais conquistas: cinco títulos mundiais em 25km (2011, 2015, 2017, 2019 e 2022); dois mundiais nos 5km (2019 e 2022); ouro em Tóquio 2020
Data da maratona aquática feminina em Paris 2024
- Data: 8 de agosto (quinta-feira)
- Horário: 2h30 (horário de Brasília)
- Brasileiras na disputa: Ana Marcela e Viviane Jungblut