Mineiro de Santa Luzia e torcedor do Cruzeiro, o nadador Gabriel Geraldo dos Santos Araújo, o Gabrielzinho, será um dos porta-bandeiras do Brasil nos Jogos Paralímpicos Paris 2024. Aos 22 anos, ele é uma das esperanças de medalhas para o país.
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou, nessa segunda-feira (26/8), que Gabrielzinho, atleta do Praia Clube, e Beth Gomes, do lançamento de peso, vão levar a bandeira do Brasil.
Em entrevista ao CPB, ele celebrou ter sido escolhido para o papel na cerimônia de abertura.
“Este será um momento único. Em Tóquio, eu não pude ir para a abertura [em razão da pandemia de Covid-19]. Agora, estou aqui em Paris para viver todos os momentos possíveis. Fico feliz de representar o Brasil na competição e a todos os atletas na abertura. É um privilégio que me deixa muito feliz. Fiquei muito emocionado ao receber a notícia. É uma honra para poucos.”
Gabrielzinho tem focomelia, uma doença congênita que impossibilita a formação de braços e pernas.
Gabrielzinho nos Jogos de Tóquio
Na época estreante em Jogos Paralímpicos, o nadador foi um dos destaque do país em Tóquio 2020. Com dois ouros, nos 200m livre e 50m costas, e uma prata, nos 100m costas, Gabrielzinho se estabeleceu como um dos principais atletas da modalidade no cenário mundial.
Jogos Pan-Americanos de Santiago
Dois anos após a vitoriosa participação no torneio no Japão, ele ganhou cinco ouros nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.
Gabrielzinho ficou na primeira posição nos 50m livre, 50m costas, 100m livre, 100m costas e 200m livre.
Torcedor do Cruzeiro
O luziense é torcedor do Cruzeiro e tem várias publicações nas redes sociais apoiando o time do coração em estádios.
Ainda em 2017, Gabrielzinho visitou o centro de treinamentos da Raposa e conheceu alguns ídolos do clube, como o goleiro Fábio, o zagueiro Léo e o volante Henrique.
Após as conquistas do nadador nos Jogos de Tóquio, o Cruzeiro fez uma publicação nas redes sociais para parabenizar o jovem atleta.
Jogos Paralímpicos Paris 2024
Em sua segunda participação na competição, o atleta busca aumentar ainda mais o número de pódios paralímpicos na carreira.
Gabrielzinho estreia no torneio nesta quinta-feira (29/8), na eliminatória dos 100m costas. Ele ainda disputará mais quatro provas.
Cronograma:
- 100m costas (30/8)
- 50m costas (31/8)
- 150m medley (1/9)
- 200m livre (2/9)
- 50m livre (6/9)