PARALIMPÍADA

‘Amassei a prova’, diz Gabrielzinho após ouro na Paralimpíada de Paris 2024

Mineiro levou a prata nos 100 metros costas na Paralimpíada de Tóquio 2020, mas se superou e conquistou o ouro em Paris
Foto do autor
Compartilhe

O nadador mineiro Gabrielzinho conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil na Paralimpíada de Paris 2024 nesta quinta-feira (29/8). Após a prova, o atleta se mostrou orgulhoso pelo desempenho, e disse que “amassou”.

Ele ganhou a prova dos 100 metros costas classe S2. Com um tempo de 1 minutos 53 segundos e 67 centésimos, terminou a prova com uma vantagem de quase oito segundo para o segundo colocado, o russo Vladimir Danilenko.

“Esse ouro estava preso na garganta. Não podia gritar ‘Sou campeão paralímpico nos 100 metros costas’, porque da outra vez teve um vacilo meu. Prometi para mim mesmo que nunca mais na vida erraria isso. O resto é consequência de todo o trabalho”, desabafou Gabrielzinho.

Nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, disputados em 2021, o nadador levou a prata nos 100 metros costas. Foi a primeira Paralimpíada que ele disputou, e já levou três medalhas.

“A prova foi perfeita, eu amassei a prova inteira. A meta era essa: partir para cima de todo mundo o tempo inteiro. Como sempre, sei que se estiver na frente ninguém vai me pegar. E deu tudo certo”, continuou Gabrielzinho.

Nascido em Santa Luzia, Gabriel tem focomelia, uma doença congênita que impossibilita a formação de braços e pernas.

“Já era um privilégio ser o primeiro medalhista [brasileiro] em Tóquio. Agora sim, foi com o pé direito, esquerdo, tronco, cabeça… Foi perfeito. Estou muito feliz e honrado por todo o carinho desse povo aqui. Me senti em casa, o pessoal foi muito carinhoso. Onde eu passei ninguém falava ‘Gabriel’, e sim ‘Gabrielzinho’. Fui muito bem acolhido pelos franceses”, completou o nadador.

O atleta foi um dos porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de 2024, realizada nessa quarta-feira (28/8).

Medalhas em Paralimpíadas

A medalha de hoje aumenta a coleção de pódios de Gabriel em Jogos Paralímpicos.

Na época estreante em Jogos Paralímpicos, o nadador foi um dos destaque do país em Tóquio 2020. Com dois ouros, nos 200m livre e 50m costas, e uma prata, nos 100m costas, Gabrielzinho se estabeleceu como um dos principais atletas da modalidade no cenário mundial.

Próximas provas de Gabrielzinho

Uma das maiores esperanças de pódios para o Brasil em Paris, Gabrielzinho pode conquistar ainda mais medalhas. O mineiro disputa outras quatro provas no torneio.

Cronograma:

  • 50 metros costas (31/8), ás 5h58 (de Brasília)
  • 150 metros medley (1/9), ás 6h08 (de Brasília)
  • 200 metros livre (2/9), ás 6h37 (de Brasília)
  • 50 metros livre (6/9), ás 5h54 (de Brasília)
Compartilhe