As nadadoras brasileiras Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut vão disputar a final da maratona aquática feminina 10km pelos Jogos Olímpicos de Paris 2024 nesta quinta-feira (8//8), às 2h30 (de Brasília), no Rio Sena, na França. O No Ataque traz todas as informações sobre a prova, que pode render mais medalha ao Brasil.
Ana Marcela Cunha
Ana Marcela Cunha é esperança real de medalha para o Brasil nos Jogos Olímpicos 2024.
Uma das favoritas na maratona aquática, a soteropolitana de 32 anos chega a Paris com o peso de ser a atual campeã olímpica, além de heptacampeã mundial e melhor nadadora de águas abertas do planeta em seis oportunidades.
Viviane Jungblut
Os Jogos de Paris marcam a segunda participação olímpica de Viviane Jungblut, de 28 anos. Em Tóquio 2020, a brasileira optou por não disputar a maratona aquática. Com isso, é estreante na prova.
Viviane tem tem cinco medalhas em Jogos Pan-Americanos no currículo, com três bronzes conquistados em Santiago 2023.
Rio Sena
Local da final da maratona aquática feminina, o Rio Sena gerou polêmicas nas últimas semanas por conta do nível de poluição em suas águas.
Antes do início dos Jogos Olímpicos de Paris, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, chegou a nadar no rio para provar que ele estava apto para receber as provas aquáticas.
Porém, o aumento da impureza do Sena gerou problemas para a organização da competição. A disputa da natação do triatlo chegou a ficar sob suspeita, mas acabou sendo liberada.
Após a prova, uma atleta da Bélgica foi internada com infecção bacteriana. A delegação do país afirmou que a poluição do rio teria causado a enfermidade e se retirou do torneio.
Por conta dessas questões, os atletas brasileiros que vão disputar provas nas águas do famoso rio que corta a capital francesa optaram por não participar do treino de reconhecimento no Sena, nesta quarta-feira.
Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut: onde assistir
A prova que vale o ouro na maratona aquática feminina 10km será transmitida na televisão aberta pela Globo e, na fechada, pelo SporTV; além de Youtube na CazéTV.