Atual campeão do Pan-Americano, Fernando Scheffer não poderá defender seu título na final dos 200m livre na competição de 2023 em Santiago. O nadador acabou eliminado de forma prematura em função da regra da competição em que três atletas do mesmo país não podem disputar a final.
Nas Eliminatórias deste domingo (22/10), Scheffer – medalha de bronze nos 200m livre nas Olimpíadas de Tóquio – chegou a ganhar a sua série, com o tempo de 1min48s03, que seria suficiente para disputar a final. No entanto, o Brasil tinha outros dois nadadores na prova.
Breno Martins e Murilo Sartori estiveram em uma série diferente, mas fizeram tempos melhores em relação a Scheffer – 1min47s59 e 1min47s63, respectivamente.
O desempenho de Scheffer deste domingo ficou muito abaixo ao conquistado nas Olimpíadas de 2021. Um dos porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de abertura do Pan, ele ganhou o bronze em Tóquio com 1min44s66.
Mais resultados do Brasil
Ainda nas eliminatórias deste domingo, Leo de Deus e Brandonn Almeida alcançaram as finais dos 200m costas, assim como Alexa Assunção e Fernanda Goeij nos 200m borboleta e Vinicius Lanza e Victor Barganha nos 100m borboleta.
Nos 100m borboleta feminino, Giovanna Diamante e Clarissa Rodrigues passaram à final, mas Celine Bispo não avançou. Por fim, nos 200m livre feminino, Mafe Costa e Stephanie Balduccini se classificaram, enquanto Ana Vieira ficou pelo caminho.