POLÍTICA

Esportista iraniano é suspenso de modo vitalício por cumprimentar atleta de Israel

Além da suspensão vitalícia do atleta, o chefe da delegação iraniana para a competição em que o caso aconteceu foi demitido; entenda relação entre Irã e Israel
Foto do autor
Compartilhe

O halterofilista iraniano Mostafa Rajai foi suspenso de modo vitalício pelas autoridades de seu país após cumprimentar um atleta de Israel durante competição na Polônia.

“A Federação de Halterofilismo proíbe de forma vitalícia o acesso do atleta Mostafa Rajai a todas as instalações esportivas do país e demite de suas funções o chefe da delegação para a competição, Hamid Salehinia”, anunciou a entidade em um comunicado, citado pela agência estatal IRNA.

No último sábado (26/8), Rajai cumprimentou com um aperto de mãos o halterofilista israelense Maksim Sverisky, depois que ambos subiram no pódio do torneio Worldmasters, na cidade polonesa de Wieliczka.

Irã é inimigo de Israel

O Irã, inimigo declarado de Israel, não reconhece o Estado judeu e proíbe qualquer contato entre atletas iranianos e israelenses.

Segundo a IRNA, Mostafa Rajai “cruzou as linhas vermelhas da República Islâmica” quando a delegação iraniana “foi enviada com o apoio da Federação”.

Em 2021, o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, pediu aos atletas do país que não cumprimentassem “representantes do regime criminoso [israelense] por obterem uma medalha”.

Compartilhe