Até aqui, quatro países estão garantidos na disputa masculina do vôlei na Olimpíada de Paris 2024. O No Ataque explica o cenário de momento.
Ao todo, serão 12 seleções nos Jogos. A anfitriã França está garantida. Serão seis vagas pelos Pré-Olímpicos (que estão em disputa) e cinco pelo ranking mundial da Federação Internacional de Voleibol (FIVB).
Países classificados aos Jogos Olímpicos de Paris 2024
- França (anfitriã)
- EUA (Pré-Olímpico)
- Japão (Pré-Olímpico)
- Polônia (Pré-Olímpico)
França
Dona da casa nos Jogos, a França tem participação garantida pelo regulamento. Tanto é que a equipe nem está na disputa dos Pré-Olímpicos.
EUA
Os EUA estão garantidos nos Jogos pela campanha no Pré-Olímpico. A equipe estadunidense lidera a disputa no Japão, com seis vitórias em seis partidas e confirmou matematicamente a vaga.
Japão
A outra vaga do Pré-Olímpico do Japão é justamente do país-sede. Com cinco vitórias em seis partidas, a forte Seleção Japonesa desbancou a Eslovênia para garantir lugar em Paris 2024.
Polônia
A Polônia faz campanha perfeita no Pré-Olímpico da China até aqui. São seis vitórias em seis partidas e vaga matematicamente garantida nos Jogos do ano que vem.
E o Brasil?
A Seleção Brasileira está na disputa por uma das vagas do Pré-Olímpico disputado no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Até aqui, são cinco vitórias em seis partidas.
Para não depender de outros resultados, a equipe do técnico Renan Dal Zotto precisa vencer a Itália no último jogo da competição.
Os times se enfrentam neste domingo (8/10), a partir das 10h.