Faltando quatro rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, os dois primeiros colocados, Palmeiras e Botafogo, se classificaram para a Copa Libertadores de 2024. Com o empate entre Athletico-PR e Vasco, neste sábado (25/11), o time paulista e o carioca estão matematicamente garantidos no G6.
Além de Palmeiras e Botafogo, o São Paulo, campeão da Copa do Brasil neste ano, e o Fluminense, campeão da própria Libertadores em 2023, estarão na próxima edição da principal competição do continente.
Recorde do Palmeiras
O Palmeiras irá para sua nona participação consecutiva na Libertadores, um recorde entre os clubes brasileiros. Nas últimas quatro edições, o Verdão alcançou pelo menos as semifinais. Em 2020 e 2021, foi campeão, superando Santos e Flamengo na final, respectivamente.
A equipe de Abel Ferreira é a líder do Campeonato Brasileiro, com 62 pontos. Como o Athletico-PR tem 52 e só disputará mais nove, o Alviverde não poderá ser ultrapassado.
Retorno do Botafogo
O Botafogo, vice-líder com 61 pontos, também não pode mais ser ultrapassado pelo Furacão. A equipe carioca fará sua sexta participação e voltará a disputar a competição após seis temporadas. Na última vez em que jogou pela Libertadores, em 2017, o Glorioso foi eliminado nas quartas de final. Suas melhores campanhas foram em 1963 e 1973, quando caiu nas semifinais.
Próximos jogos
O Palmeiras entra em campo neste domingo (26/11) para enfrentar o Fortaleza, às 18h30, no Castelão. O Botafogo, por sua vez, encara o Santos, às 16h, no Nilton Santos.