Copa Libertadores

Ex-joia do Cruzeiro é destaque na Libertadores e chama a atenção da Europa

Atacante Estevão, de 16 anos, marca primeiro gol como profissional em vitória na Libertadores e entra em ranking histórico do Palmeiras
Foto do autor
Compartilhe

Jogador com passagem pelas categorias de base do Cruzeiro, Estevão foi titular e destaque da vitória do Palmeiras por 3 a 1 sobre o Liverpool, do Uruguai, nessa quinta-feira (11/4), no Allianz Parque, em São Paulo, pela segunda rodada do Grupo F da Copa Libertadores.

Considerado uma das principais joias do Palmeiras, o garoto de 16 anos marcou o primeiro gol como jogador profissional, definido a vitória alviverde, de virada, aos 21 minutos do segundo tempo

Com o feito, Estevão se tornou o terceiro jogador mais jovem a fazer gol pelo Palmeiras – está atrás de Endrick e Heitor no ranking.

O primeiro gol saiu no sexto jogo de Estevão pela equipe principal do Palmeiras. Foi a primeira vez dele como titular do time de Abel Ferreira. Curiosamente, a estreia do atacante pelo Alviverde foi em uma partida contra o ex-clube Cruzeiro, no Mineirão, pela última rodada do Campeonato Brasileiro de 2023.

“Quando ele (o técnico Abel Ferreira) falou que eu iria começar jogando, eu agradeci a Deus. Só Deus sabe o quanto eu lutei para estar aqui. Fico muito feliz. Só tenho que agradecer ao Palmeiras também por ter dado a oportunidade. Fico muito feliz pelo gol, por ter contribuído e ajudado a equipe com a vitória”, declarou Estevão, em entrevista à ESPN, após a vitória sobre o Liverpool.

Estevão tem repercussão internacional

A atuação de Estevão na Libertadores chamou a atenção do jornal Mundo Deportivo, da Espanha. O periódico catalão apontou um possível interesse do Barcelona no garoto.

“Primeira grande noite de Estevão Willian, conhecido no futebol como Messinho”, iniciou o Mundo Deportivo. 

“Do Barça continuam a confiar no potencial de Messinho e a vê-lo como um jogador muito interessante para o futuro”, diz um outro trecho da matéria. 

Já o Ás, também da Espanha, comparou Estevão com o companheiro Endrick, já vendido ao Real Madrid

“Estevão segue a estrela de Endrick. O Palmeiras tem em suas categorias de base alguns dos jogadores de futebol com maior futuro no Brasil”, destacou o jornal madrilenho. 

Estevão no Cruzeiro

Estevão defendeu a camisa celeste nas categorias de base. Considerado joia, deixou o Cruzeiro em 2021. Quando completou 14 anos, o meia assinou contrato de formação esportiva com o Palmeiras e trocou a Toca da Raposa pelo CT da equipe paulista.

Naquela época, o presidente celeste, Sérgio Santos Rodrigues, considerou imoral a manobra do Verdão. No mesmo ano, a equipe mineira foi condenada pela pela Justiça do Trabalho a pagar R$ 100 mil a Ivo Gonçalves, pai de Estevão, por não ter bancado valores relacionados à rescisão de contrato.

Em 2019, dois anos antes da transação, o nome de Estevão foi parar no Fantástico. À época presidido por Wagner Pires de Sá e com Itair Machado como vice de futebol, o Cruzeiro deu os direitos econômicos do jogador como garantia de pagamento de empréstimo contraído junto a um empresário do ramo de EPIs.

O acordo foi considerado ilegal, visto que o clube não poderia fazer esse tipo de negociação envolvendo uma criança de 12 anos. Segundo a Lei Pelé, um clube pode ter direito sobre um atleta quando ele completar 14 anos.

Assim que fez 16 anos, em abril deste ano, Estevão assinou contrato profissional com o Palmeiras até 2026.

Compartilhe