Campeã olímpica, a equestre britânica Charlotte Dujardin abdicou de disputar os Jogos de Paris 2024 em função de uma investigação de maus-tratos a cavalos. Nesta terça-feira (24/7), a imprensa inglesa divulgou vídeo no qual a atleta é filmada chicoteando um animal 24 vezes em um treino de poucos minutos.
O jornal The Telegraph classificou o vídeo como “chocante” e “angustiante”.
As imagens mostram a britânica chicoteando a parte traseira do animal, que reagia com pulos.
“Acredita-se que Dujardin esteja ensinando ao cavalo o ‘piaffe’, a técnica de trote em câmera lenta. Mas aqueles que ensinam o ‘piaffe’ normalmente o fazem batendo levemente no cavalo, apenas para incentivá-lo a levantar as pernas”, diz The Telegraph.
A Federação Equestre Internacional (FEI) suspendeu Dujardin provisoriamente por seis meses.
“Estamos muito desapontados com este caso, especialmente por estar tão próximo dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. No entanto é nossa responsabilidade e crucial que abordemos qualquer caso de abuso, já que o bem-estar dos cavalos não pode ser comprometido”, declarou Ingmar De Vos, presidente da FEI.
That’s not an error of judgement, that’s habitual. Fuck Charlotte Dujardin. I hope her career and reputation is in the bin forever. pic.twitter.com/NgZ77vKX00
— Gavin Wilson. (@GavWilson) July 24, 2024
Charlotte Dujardin admitiu o erro. “O que aconteceu foi completamente fora do meu normal e não reflete como eu treino meus cavalos ou meus alunos; no entanto, não há desculpas. Estou profundamente envergonhada e deveria ter sido um melhor exemplo naquele momento”, disse a equestre britânica.
Dujardin tem seis medalhas olímpicas na carreira: três de ouro, uma de prata e dois de bronze.