JOGOS OLÍMPICOS

Quem é Luiz ‘Bolinha’ Oliveira, brasileiro do boxe na Olimpíada de Paris?

Neto do primeiro medalhista olímpico brasileiro no boxe, Luiz ‘Bolinha’ Oliveira irá disputar a primeira Olímpiada da carreira
Foto do autor
Compartilhe

Desde sempre com o boxe no sangue, Luiz ‘Bolinha’ Oliveira, da categoria 57kg, garantiu neste ano a vaga para os Jogos Olímpicos de Paris no Pré-Olímpico e participará da competição pela primeira vez na carreira, aos 23 anos. O atleta estreia no torneio nesta quarta-feira (31/7). 

‘Bolinha’ é neto do ex-lutador Servílio de Oliveira, primeiro medalhista olímpico brasileiro no boxe, com um bronze em 1968 na categoria peso mosca (51kg). 

No ranking brasileiro Masculino Elite de boxe, Luiz ficou na nona posição, com 450 pontos. Em Paris, o atleta pode repetir o feito do avô e ser mais um lutador da família a chegar pódio nos Jogos Olímpicos.

Carreira 

O esporte sempre esteve presente na vida Luiz. Além do avô, outros parentes do atleta estão inseridos no universo do boxe. Com isso, ele começou a praticar a luta ainda jovem e quis dar continuidade ao legado da família no esporte. 

‘Bolinha’ participou dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires. Na categoria peso pena (51kg), conquistou a medalha de bronze. Nesse mesmo campeonato, foi selecionado para ser o porta-bandeira do Brasil na abertura do torneio. 

Alguns anos mais tarde, participou dos Jogos Sul-Americanos de Assunção 2022 e conseguiu o ouro. 

Olimpíada de Paris

Luiz assegurou a vaga para Paris através da disputa no Pré-Olímpico, em Busto Arsizio, na Itália. Com a vitória contra o britânico Owain Harris-Allain , por decisão unânime, ‘Bolinha’ chegou à semifinal e garantiu a presença em nos Jogos Olímpicos

“Isso tudo parece um sonho. Lutei muito nos últimos anos para chegar até aqui. E vamos em busca de um pódio olímpico. Vai ser lindo”, escreveu em uma publicação após conseguir a vaga. 

Em Paris, a equipe de boxe do Brasil é integrada por Tatiana Chagas (50kg), Caroline Almeida (54kg), Jucielen Romeu (57kg), Luiz ‘Bolinha’ Oliveira (57kg), Beatriz Ferreira (60kg) e Viviane Pereira (75kg); Michael Trindade (51kg), Wanderley Pereira (80kg), Keno Marley Machado (92kg) e Abner Teixeira (+92kg).

Ficha Técnica

  • Nome: Luiz Gabriel do Nascimento Chalot Oliveira
  • Modalidade: Boxe (57kg)
  • Data de nascimento: 24/01/2001
  • Local de nascimento: São Caetano do Sul/SP
  • Principais conquistas: Medalha de bronze dos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023; bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018; bronze no Mundial Juvenil de 2018; e ouro nos Jogos Sul-Americanos Assunção-2022. 

Programação 

  • 31/7 às 11:02 (de Brasília) contra o estadunidense Jamal Harvey.
Compartilhe