O apresentador Neto se posicionou sobre a fala machista do técnico Abel Ferreira, do Palmeiras, para a jornalista Alinne Fanelli, da Band News FM. Nesta segunda-feira (26/8), o ex-jogador criticou a postura do treinador.
Durante a entrevista coletiva de Abel Ferreira, Alinne Fanelli pediu atualizações acerca da condição física do lateral-direito Mayke. Interrompida pelo treinador, a jornalista sequer terminou a pergunta.
“Mais uma lesão. Há uma coisa que vocês têm que entender. Eu tenho que dar satisfações à três mulheres só: minha mãe, minha mulher e a presidente do Palmeiras, que é a Leila. São as únicas que o têm direito de falar comigo e me pedir explicações. Por que perdeu? Por que lesionou? As únicas…”, disse Abel
“Os outros podem falar, se manifestar, elogiar, criticar. O treinador tem que saber ouvir elogios e críticas. Vou voltar a dizer, infelizmente, aconteceram coisas no mês de agosto dentro do clube. A primeira e a pior foram as lesões. Umas que vocês souberam, outras, não. Nunca, desde que eu cheguei ao Palmeiras, houve tantas lesões…”, completou.
Nesta segunda, Neto o criticou: “Você foi mal da primeira fala até a última. Toda vez que você ganha você é machão. Toda vez que você ganha você é o cara. Todo vez que você ganha você se transforma”, disse o apresentador, durante o programa Os Donos da Bola, da Band.
Neto defendeu ainda que o caso de Abel poderia servir como aprendizado para todos os homens.
“A gente não tem que pegar só isso também para arrebentar com o Abel. A gente tem que em um limão como esse, fazer uma limonada. Não é só o Abel que é machista neste país”.
Criticou Leila Pereira
O apresentador também alfinetou Leila Pereira, presidente do Palmeiras, e disse que a postura dela foi ainda pior que a do português.
“Para mim, Leila, você está sendo muito pior do que o Abel. Porque você fez uma reunião entre mulheres e fez uma entrevista só para mulheres. Mas, você como mulher, empoderada como é, rica como é, tem avião, tem o que quiser. Mas, você não saiu a favor da Alinne”.
Neto criticou a comandante do clube paulista e apontou uma possível incoerência.
“O que você fez, Leila, até agora? Absolutamente nada. Mas, você foi lá na Seleção e falou do Daniel Alves. ‘O que esses homens histéricos têm?’ O seu treinador não é histérico?”
Nota de Abel
O ex-jogador defendeu que Abel não chegou a pedir desculpas de fato sobre o caso.
“Você deveria reunir hoje. Você, não por WhatsApp. Falar: ‘Desculpa! Realmente eu fui machista, não vou ser mais’. Se você fizer isso, você ganhar tanta coisa para todo mundo. Porque as pessoas se espelham em você”
Neto pontuou ainda que considera a nota publicada pelo técnico do Palmeiras ainda mais ofensiva.
“A nota é pior. Porque a nota mostra que ele foi um desentendimento. Que não entenderam. Não! Muito pelo contrário. Você olha, ofende a Alinne e ofende a jornalista”
O apresentador sugeriu que a jornalista Alinne Fanelli deveria ser chamada pelo clube para uma retratação pública.
“Tráz ela junto. Leva ela aí. Assessoria do Palmeiras e Leila, leva ela. Senta com o Abel, com você… ‘Abel pede desculpa para ela’ e acabou isso. Toca a barca e não seja mais assim”.
Na tarde desse domingo (25/8), Abel Ferreira publicou, nas redes sociais, uma nota. Disse ter entrado em contato com a repórter para se desculpar e classificou o ocorrido como um ‘mal-entendido’. Afirmou também ter sido ‘infeliz’ na resposta à pergunta de Alinne.
“Utilizei a pergunta da referida profissional para transmitir uma mensagem que já estava na minha cabeça, sem me dar conta de que, naquele contexto, a declaração poderia gerar uma interpretação diferente ou soar hostil. Quando concedo uma entrevista coletiva, entendo que não estou respondendo diretamente à repórter, ou ao repórter, que me faz a pergunta, mas sim a todos os presentes na conferência e também aos nossos atletas e torcedores e a todos aqueles que a acompanham por diferentes veículos de comunicação. Tanto é verdade que, nesta mesma resposta, eu utilizo o pronome “vocês”, no plural, em vez de “você”.
Nota de Abel Ferreira