Bia Haddad está nas oitavas de final do Aberto dos Estados Unidos! A brasileira, número do 1 do país e 21ª do mundo, venceu a russa Anna Kalinskaya, 15ª do ranking, com parciais de 6/3 e 6/1. A partida durou 1h20, em Nova York.
Com a classificação, Bia alcançou um feito histórico em sua quarta participação na etapa norte-americana: chegou à quarta fase do US Open, o que nenhuma brasileira conseguiu desde Maria Esther Bueno em 1968.
A brasileira já havia feito história antes mesmo de jogar a partida, porque já havia se tornado a primeira brasileira a se classificar para a terceira rodada do torneio desde 1976 – a última havia sido a própria Maria Esther.
O jogo
Bia Haddad teve um início de jogo complicado, com seu saque quebrado logo no início. Mas, conseguiu reagir e impedir que Kalinskaya abrisse vantagem de 3/0. Bia passou a dominar o jogo e conseguiu vencer o primeiro set.
A parcial seguinte teve um bom começo da russa, mas a brasileira reencontrou a confiança. Com novas quebras de serviço, não deu chances à adversária até fechar o jogo.
- Leia também: Paralimpíada: mineiros lideram delegação do Brasil em busca de medalha inédita no tênis em cadeira de rodas
Premiação
A brasileira de 28 anos é a 21ª colocada no ranking mundial e já garantiu 325 mil dólares (R$ 1,8 milhão). Esse valor considera apenas a premiação do torneio de simples, já que Bia também disputa a chave por duplas.
Ela, inclusive, volta à quadra neste domingo (1º/9) para jogar a chave de duplas. Ela e a alemã Laura Siegemund enfrentam a ucraniana Lyudmyla Kichenok e a letã Jelena Ostapenko em jogo que vale vaga nas quartas de final.
Ao se classificarem às oitavas, Bia e Laura asseguraram a premiação de 63 mil dólares (R$ 353,4 mil) nas duplas. O valor é dividido igualmente entre as tenistas.
Premiação do US Open
Chave de simples
- Primeira rodada: 100 mil dólares
- Segunda rodada: 140 mil dólares
- Terceira rodada: 215 mil dólares
- Oitavas de final: 325 mil dólares
- Quartas de final: 530 mil dólares
- Semifinais: 1 milhão de dólares
- Vice-campeão: 1,8 milhão de dólares
- Campeão: 3,6 milhões de dólares
Chave de duplas
- Primeira rodada: 25 mil dólares
- Segunda rodada: 40 mil dólares
- Oitavas de final: 63 mil dólares
- Quartas de final: 110 mil dólares
- Semifinais: 190 mil dólares
- Vice-campeões: 375 mil dólares
- Campeões: 750 mil dólares
Próxima adversária
Bia Haddad já sabe quem irá enfrentar na próxima fase do torneio. Ela entrará em quadra para um duelo inédito contra a dinamarquesa Caroline Wozniacki, ex-líder do ranking mundial e atual 71ª do mundo.
Wozniacki já foi finalista em Nova Iorque em 2009 e 2014.