Mesmo com o time em baixa na temporada, a torcida do Cruzeiro aguarda por um resultado positivo no duelo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. De volta ao Paraguai após sete anos, a Raposa enfrenta o Libertad nesta quinta-feira (19/9), a partir das 21h30, no Defensores del Chaco, em Assunção.
A capital paraguaia seduz extrangeiros pelas possibilidades de consumo, mas não é uma cidade notoriamente turística. Quem foi até Assunção não encontrou belas paisagens ou teve grandes opções de lazer. Os cenários mais destacados do município de 520 mil habitantes são os prédios históricos na região central e a costanera.
Na última vez em que visitou o Defensores del Chaco, o Cruzeiro foi eliminado pelo Nacional na primeira fase da Sul-Americana de 2017. Vitória celeste por 2 a 1 na ida, no Mineirão, e derrota pelo mesmo placar na volta. Para desempatar, uma série de pênaltis que terminou com triunfo dos mandantes por 3 a 2 nos pênaltis.
Por causa de reformas e da baixa capacidade de sua tradicional casa, o Tigo La Huerta, que tem capacidade para apenas 10.100 torcedores, o Libertad terá que atuar contra o Cruzeiro no Defensores del Chaco. As arquibancadas do estádio da Associação Paraguaia de Futebol suportam até 42.354 pessoas.
Libertad x Cruzeiro: como chegam os times
Apesar de estar vivo na Sul-Americana, o Cruzeiro vive pressão por causa do momento ruim no Campeonato Brasileiro. A Raposa tem apenas uma vitória nos últimos sete jogos. No seis duelos restantes, o time obteve três empates e três derrotas.
Após 26 rodadas, o Cruzeiro está na sétima posição da Série A, com 41 pontos – um a menos que o Bahia, sexto colocado e primeiro time dentro da zona de classificação à Copa Libertadores.
Já o Libertad está na sexta posição do Campeonato Paraguaio, com 16 pontos em 11 jogos. A competição dá quatro vagas à Libertadores.
Libertad x Cruzeiro: trajetórias na Sul-Americana
Libertad: eliminou a Universidad Católica, do Equador, na repescagem; e o Sportivo Ameliano, do Paraguai, nas oitavas de final.
Cruzeiro: ficou em primeiro lugar no Grupo B, que tinha Universidad Católica; Alianza, da Colômbia; e Unión La Calera, do Chile. Nas oitavas, passou pelo Boca Juniors, da Argentina.
Libertad x Cruzeiro: onde assistir
O jogo será transmitido de forma exclusiva no serviço de streaming Paramount+.
Libertad x Cruzeiro: prováveis escalações
Libertad
O Libertad tem vários desfalques para enfrentar o Cruzeiro. O técnico Daniel Óscar Garnero não contará com cinco jogadores importantes devido a problemas físicos.
O zagueiro Luis Cardozo se recupera de uma torção no joelho e ainda não reúne condições de jogo. Já os atacantes Lorenzo Melgarejo e Héctor Villalba, ambos com desconforto no joelho, também são ausências. O último por sua vez, está afastado desde outubro do ano passado.
Lucas Sanabria também está entregue ao departamento médico. O meia sofreu uma lesão há quase um mês e ainda ficará afastado dos gramados por mais uma semana. Ele só deve voltar a ser opção para o treinador na partida de volta das quartas de final.
O caso é semelhante ao de Antonio Bareiro, um dos artilheiros do Libertad na temporada, com cinco gols. O atacante se recupera de problemas musculares.
Dessa forma, Daniel Garnero deve mandar a campo uma formação semelhante à que enfrentou o Cerro.
- Escalação do Libertad: Martín Sílva; Iván Ramírez, Diego Viera, Néstor Giménez e Matías Espínoza; Hernesto Caballero, Hugo Martínez, Alejandro Silva, Rubén Lezcano; Gustavo Aguilar e Marcelo Fernández.
Cruzeiro
O Cruzeiro também terá um grande desfalque para a partida. Walace apresentou quadro de amigdalite aguda e não foi relacionado pelo técnico Fernando Seabra. O volante sequer viajou com a delegação para o Paraguai e ficou em BH cuidando da inflamação.
Walace apresentou o problema nessa terça-feira e não conseguiu se recuperar a tempo. Ele foi ausência nos últimos dois treinos na Toca da Raposa 2 antes da viagem.
Sem o volante, Seabra deve voltar Matheus Henrique para a função de segundo volante ao lado de Lucas Romero. Ele vinha atuando aberto pelo lado direito do campo nas últimas partidas em que os três homens de meio-campo estavam à disposição.
A boa notícia para o treinador celeste foi a volta de Álvaro Barreal à lista de relacionados. O atacante vinha sendo monitorado de perto pelo departamento médico por apresentar constante incômodo no tornozelo esquerdo, mas foi liberado.
No entanto, Barreal começará no banco de reservas. Gabriel Veron foi o escolhido para começar, juntamente de Lautaro Díaz e Kaio Jorge.
Lautaro ganhou a posição que foi ocupada por Vitinho, que sofreu uma lesão na coxa direita na derrota para o São Paulo.
A mexida mais impactante foi a saída de João Marcelo do time titular. O zagueiro deu lugar a Lucas Villalba.
- Escalação do Cruzeiro: Cássio; William, Zé Ivaldo, Lucas Villalba e Marlon; Lucas Romero, Matheus Henrique e Matheus Pereira; Lautaro Díaz, Gabriel Veron e Kaio Jorge.
Libertad x Cruzeiro: personagem
“Vai ser um jogo muito difícil, as duas equipes chegaram nas quartas e isso com certeza é um sinal de qualidade no jogo. Temos que estar o mais preparados possível, porque também é um jogo que vai exigir muito da parte mental. Principalmente nesse primeiro jogo no Paraguai, precisamos voltar com um resultado positivo para que a gente consiga cumprir nosso objetivo jogando para nossa torcida em Minas Gerais”
William, lateral-direito do Cruzeiro
Libertad x Cruzeiro: arbitragem
- Árbitro: Gustavo Tejera (URU)
- Assistentes: Martín Soppi e Pablo Llarena (URU)
- VAR: Andrés Cunha (URU)