COPA SUL-AMERICANA

Atlético e Cruzeiro serão cabeças-de-chave na Sul-Americana?

Sul-Americana de 2025 contará com Cruzeiro, Atlético, Vasco, Grêmio, Fluminense e Vitória como representantes do Campeonato Brasileiro
Foto do autor
Compartilhe

A Conmebol divulgou nesta segunda-feira (16/12) o seu ranking anual de clubes, que interfere diretamente na montagem dos grupos dos torneios organizados pela entidade. Devido à pontuação na lista, o Atlético está garantido como um dos oito cabeças-de-chave da Copa Sul-Americana de 2025.

Já o Cruzeiro aguarda a definição das etapas preliminares da Copa Libertadores para saber se ficará no pote 1 durante o sorteio dos grupos. As equipes que forem eliminadas na terceira fase do principal torneio da Conmebol irão para a Sul-Americana.

Situação de Atlético e Cruzeiro

Vice-campeão continental em 2024, o Galo aparece em sétimo lugar do ranking de clubes. Todos os seis primeiros colocados jogarão a Libertadores no ano que vem.

O único que tem chance de acabar indo para a Sul-Americana é o Boca Juniors (3º), que começa a disputa na segunda das três fases iniciais.

Por causa desse sistema de classificação, o Cruzeiro (26º) tem a posição como cabeça-de-chave indefinida, mas bem provável. Atlético, Fluminense (10º), Grêmio (11º) e Independiente (22º) são as quatro equipes já garantidas na fase de grupos que estão acima da Raposa na lista.

Boca, Corinthians (18º), Cerro Porteño (20º), Barcelona de Guayaquil (25º) são os times da segunda fase da Libertadores que estão mais bem colocados que o Cruzeiro no ranking.

Para os mineiros não ficarem no pote 1, é preciso que esses quatro clubes citados sejam os quatro eliminados na terceira fase da Libertadores.

Compartilhe