Ex-jogador do Cruzeiro, o meio-campista Bernardo é o novo reforço do Democrata-GV para a disputa do Campeonato Mineiro de 2025. O jogador, que defendeu o time celeste entre 2009 e 2010, foi anunciado pela Pantera nesta terça-feira (24/12) no Instagram.
“Um dos mais esperados pelo clube e pela torcida! Com passagens pelo Vasco e Cruzeiro, agora ele chega para mostrar a sua magia no EC Democrata!”, escreveu o perfil oficial do Democrata-GV na publicação.
Aos 34 anos, Bernardo foi anunciado junto a outros jogadores pelo Democrata-GV. O time está no Grupo B do Mineiro de 2025 ao lado de América, Athletic e Itabirito.
Além do meio-campista, a Pantera anunciou os seguintes reforços nesta terça: o atacante Juan Carlos, os meias Rickelme, Yuri de Oliveira, Luann, Luanderson, Luis Felipe, Erick e Gustavo Caetano.
Bernardo no Cruzeiro
Bernardo foi um dos grandes nomes das categorias de base do Cruzeiro entre 2002 e 2009. Ele vestiu o manto celeste desde o sub-13 até o sub-20. No time profissional, no entanto, não se firmou. Foi emprestado duas vezes, para Goiás e Vasco.
No futebol carioca, teve grande destaque em 2011 marcando 18 gols e contribuindo com três assistências em 57 jogos pelo Vasco
O Cruzeiro queria contar com Bernardo em 2012. No entanto, os cruzmaltinos exerceram o direito de comprar 50% dos direitos do meia, em dezembro, por 1,5 milhão de euros. Um contrato por quatro anos foi firmado no Rio de Janeiro.
No Vasco chegou a ser emprestado para o Santos, em 2012, ao Palmeiras, em 2014, e ao Ceará, em 2015.
O meio-campista ainda defendeu times fora do Brasil como Ulsan Hyundai, da Coreia do Sul; Al-Tadhamon, do Kuwait; Al Khaleej, Arábia Saudita; Hong Kong Pegasus, Hong Kang.