
A Associação dos Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro (Acerj) emitiu uma nota de repúdio, na manhã desta terça-feira, 25, sobre o caso envolvendo o influenciador botafoguense Igor de Melo. O influenciador do Botafogo, de 32 anos, foi baleado a caminho de casa na madrugada de segunda-feira, 24, após falsa acusação de roubo.
Em nota, a associação definiu o caso como uma “ação brutal” e “inconsequente” do policial militar reserva – responsável pelos disparos. A entidade ainda ressaltou que o episódio “desvela o grave racismo estrutural que acomete a sociedade”.
“A Acerj vem a público manifestar seu total repúdio contra a ação do PM da reserva, que, baseado em relato inconsistente, disparou contra uma moto de aplicativo na qual encontrava-se como passageiro o nosso associado Igor Melo, estudante de Comunicação, trabalhador, casado e pai de família. Uma ação brutal, inconsequente, e que mais uma vez desvela o grave racismo estrutural que acomete a nossa sociedade”, dizia um trecho do comunicado.
“Igor passou por uma cirurgia, perdeu um rim, mas felizmente vem demonstrando melhora na sua recuperação. A Acerj externa votos de pronto restabelecimento para o Igor, presta solidariedade aos seus parentes, amigos e pede justiça”, concluiu.
Ministra da Igualdade Racial se posiciona
A ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco, também se manifestou através das redes sociais nesta terça-feira, 25. Ela disse estar acompanhando o caso de perto e garantiu ação do Ministério na causa de Igor.
“(…) Já solicitei à equipe do Ministério que oficie o governo do estado do RJ e as autoridades de justiça sobre a situação de Igor. Queremos nossos jovens negros vivos, em liberdade, não como alvos de injustiças e violências raciais”, disse.
Estou acompanhando o caso de Igor Melo, jovem negro baleado nas costas no RJ após ser “confundido” como um criminoso por alguém que tentou fazer justiça pelas próprias mãos.
Igor está em custódia no hospital, com saúde frágil e sendo privado de ter acesso a sua família. Já…
— Anielle Franco (@aniellefranco) February 25, 2025
Influenciador é baleado no Rio
Igor Melo de Carvalho deixou a ‘casa de samba Batuq’, na Penha, onde trabalha como garçom aos finais de semana, por volta de 1h30 de segunda-feira, 24. O local garante que o funcionário cumpriu seu turno e, inclusive, divulgou imagens das câmeras de segurança no momento em que a vítima solicita uma moto pelo aplicativo.
O influenciador solicitou o transporte na Rua Belizário Pena, na Penha, com destino ao bairro Turiaçu, onde fica sua residência. A esposa da vítima, Marina Moura, divulgou os prints da corrida e das conversas que teve com o marido pouco antes do ocorrido.
Ao se aproximar do Viaduto João XXIII, a vítima percebeu que um carro perseguia a moto e, de repente, efetuou os disparos. Igor acabou atingido nas costas e não recebeu socorro por parte dos atiradores, mas conseguiu enviar mensagem aos colegas de trabalho que deixaram a casa de samba junto com ele. A vítima foi levada ao Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, onde passou por uma cirurgia de remoção do rim. Seu quadro ainda demanda cuidados, mas a esposa afirma que já teve contato com ele após a operação.
No carro que o perseguia estavam a mulher que o acusou de roubo, e seu marido, o policial militar responsável pelos disparos. A vítima do assalto alegou inicialmente que Igor participou do furto envolvendo seu aparelho celular horas antes do ocorrido.
Denunciante inocenta Igor Melo
A esposa do PM responsável pelos disparos esteve no hospital momentos após a chegada de Igor e reafirmou sua participação no roubo. A partir do depoimento, o botafoguense passou a ficar internado sob custódia. Já ao retornar ao local na tarde da segunda-feira, 24, a mulher descartou o envolvimento do garçom no crime da noite anterior.
A Polícia Civil ainda não se manifestou sobre a questão da custódia, visto que Igor acabou inocentado pela denunciante. Ele permanece sob vigilância de agentes no Hospital Estadual Getúlio Vargas e não pode ter contato com familiares.
Versão da Polícia Militar
O caso está registrado na 22ª DP (na Penha) e acompanhado de perto pela Comissão Popular de Direitos Humanos, que esteve na delegacia solicitando esclarecimentos sobre o caso. Em nota, a PM informou que recebeu uma ocorrência de invasão a domicílio na Avenida Lobo Júnior, também no bairro da Penha.
No local, os agentes constataram que dois suspeitos, que trafegavam em uma motocicleta, foram alvo de disparos de arma de fogo. Igor Melo acabou atingido por um revólver calibre 38, enquanto o condutor está detido.
Esposa de Igor se manifesta
À TV Globo, Marina Moura, contou que , ao acordar, o universitário perguntou sobre o filho pequeno do casal. Desde o ocorrido, a mulher tem trabalhado a fim de comprovar a inocência do marido e juntou as imagens das câmeras de segurança do trabalho aos prints da corrida com origem e destino.
“Ele é trabalhador, sonhador. Quer se tornar jornalista esportivo, sobretudo porque ama o Botafogo. Agora ele trabalha em três empregos pra ajudar em casa: inspetor no Celso Lisboa e para complementar a renda, bem como boa parte dos brasileiros, trabalha aos finais de semana como garçom. Mas ele ainda trabalha como ambulante no carnaval. Isso para dar o máximo de conforto para gente, mas sonha com o jornalismo”, contou.
“Porém, ele nunca se envolveu em coisa errada. Quando ele acordou, ele perguntou do nosso filho e disse que não tinha culpa de nada. Mas eu não sabia do que estava acontecendo, então eu disse a ele que ele não tem culpa de nada. Eu conheço o meu esposo. Está acontecendo uma injustiça e um racismo. Mas a bala atinge sempre um corpo preto. Hoje a gente poderia estar chorando a morte dele”, salientou.
gente, ele NÃO está em estado grave como estão falando, ele tá estável, conversou comigo depois da cirurgia, eu falei com ele, tava consciente, orientado, respirando bem, saiu extubado da cirurgia e o médico disse que só por isso já foi uma grande vitória, glasgow 15
— Marina (@marinaparteira) February 24, 2025
Botafogo emite nota
Igor Melo posta no canal “Informe Botafogo”, onde investe na cobertura diária do Glorioso. Também participa do “Vitrine Esportiva”. O Alvinegro de General Severiano também se manifestou através de uma nota de repúdio divulgada nas redes sociais nesta terça-feira, 25.
“O Botafogo deseja força e uma pronta recuperação ao torcedor, estudante e trabalhador Igor Melo, que encontra-se hospitalizado após ser baleado enquanto deixava o trabalho e retornava para casa. O Clube cobra justiça e elucidação dos fatos! Igor participou de inúmeros atendimentos à imprensa realizados pelo Clube e atuou sempre com profissionalismo e respeito com atletas, funcionários e colegas de profissão. Estamos juntos em pensamento positivos”.
O Botafogo deseja força e uma pronta recuperação ao torcedor, estudante e trabalhador Igor Melo, que encontra-se hospitalizado após ser baleado enquanto deixava o trabalho e retornava para casa. O Clube cobra justiça e elucidação dos fatos!
Igor participou de inúmeros… pic.twitter.com/fDFGCQRtXS
— Botafogo F.R. (@Botafogo) February 25, 2025
Torcedores do clube se uniram a rubro-negros, tricolores, vascaínos e companheiros de profissão da vítima, a exemplo do influencer Braune, para seguir a página e ajudar a família enquanto buscam por justiça.
| | Botafogo emite nota de repúdio e cobra justiça por Igor Melo