O novo prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, construiu a carreira no jornalismo esportivo principalmente como repórter de rádio cobrindo as partidas de América, Atlético e Cruzeiro. Eleito vice-prefeito em 2024, o radialista vai assumir o lugar de Fuad Noman, que morreu nesta quarta-feira (26/3), aos 77 anos.
Fuad Noman, por sua vez, também tinha ligação com o esporte. Ele era conselheiro grande-benemérito do Atlético.
Quem é Álvaro Damião
Além do futebol, Álvaro Damião cobriu diversas modalidades esportivas pela Rádio Itatiaia. Ele acompanhou in loco cinco Copas do Mundo, duas Olimpíadas, três Pan-Americanos e três Copas América.
O radialista ficou famoso na capital mineira pelos bordões “bacana demais”, “mexe, remexe, estremece e enlouquece a torcida” e “aqui não pica-pau”.
Na televisão, Álvaro Damião apresenta os programas Alterosa Agora e Bola na Área, ambos da TV Alterosa, e também tem em seu currículo passagens pela emissora Record.
Em 2014, Álvaro criou o Instituto Bacana Demais, uma organização sem fins lucrativos voltada para crianças, jovens e idosos.
Por meio da instituição, o jornalista esportivo oferecer serviços, gratuitamente, nas áreas do esporte, da educação, da cidadania, da cultura, do lazer e do meio ambiente.
No ano de 2017, o radialista assumiu o primeiro mandato como vereador de Belo Horizonte. Em 2020, foi reeleito.