Poder de reação foi a expressão que ditou a vitória do Minas sobre o Barueri. Na noite desta sexta-feira (28/3), o time da Rua da Bahia se recuperou rapidamente de dois “apagões” na segunda e na terceira parcial para vencer as paulistas por 3 sets a 1 (parciais de 25/19, 27/25, 22/25 e 25/21) e largar na frente nos playoffs da Superliga Feminina de Vôlei.
Com o resultado, o Minas fica a uma vitória das semifinais da Superliga. Caso não ganhe na próxima partida da série, que será na casa do Barueri, o time belo-horizontino ainda terá a vantagem de jogar a terceira partida na Arena UniBH, pois teve campanha melhor
A próxima partida entre o time da Rua da Bahia e a equipe paulista será no Ginásio José Corrêa, em Barueri, na próxima quinta-feira, dia 3 de abril.
O jogo
O jogo começou equilibrado. O Minas até conseguiu abrir três pontos de vantagem, mas o Barueri foi atrás, conseguiu virar (14 a 13) em rápido momento ruim do time belo-horizontino. A torcida presente na Arena UniBH, no entanto, percebeu a pequena queda e agitou a equipe, que embalou e foi dominante no final do set: 25 a 19. A equipe mineira se aproveitou dos diversos erros das paulistas nos contra-ataques, além de ter se sobressaído no saque – enquanto o Minas pressionou no fundamento, o Barueri escolheu não “forçar” e “facilitou” o trabalho da recepção belo-horizontina.
O final da primeira parcial contrasta com o início da segunda. Em grande sintonia, bem nos saques e com grande precisão nas jogadas por dentro, o Barueri rapidamente abriu 5 a 2 e, desde então, só aumentou sua vantagem, que chegou a ser de cinco pontos (17 a 12). A partir daí, no entanto, o Minas, que havia sofrido “apagão”, conseguiu o que parecia improvável: engatou sequências de três e quatro pontos seguidos, empatou (19 a 19), salvou dois set points adversários e virou: 26 a 25. No primeiro set point, as mineiras fecharam a etapa, graças a desafio bem-sucedido com ponto de Peña: 27 a 25.
A terceira parcial começou equilibrada mas, pouco antes da metade, o Minas teve outro rápido “apagão”: comandado por Jheovanna, uma das melhores atacantes da Superliga e a melhor sacadora da competição – ela chegou a protagonizar dois aces seguidos -, o Barueri abriu 15 a 11 com quatro pontos seguidos.
O time da Rua da Bahia “devolveu” fazendo também quatro pontos seguidos (15 a 15) e, quando o Barueri voltou a abrir vantagem, contou com Celeste Plak – na sua primeira participação, a holandesa conseguiu ace para empatar – 18 a 18. Na sequência, bloqueio de Thaisa colocou o Minas na frente. Após final de set equilibrado, o Barueri voltou a despontar no final e fechou a parcial com belo bloqueio de Luzia: 25 a 22.
O Minas começou melhor no segundo set graças a Celeste Plak, que fez três dos cinco primeiros pontos da equipe – um de ataque, um de ace e outro de “bola de xeque”. A equipe de BH abriu três de vantagem (5 a 2) e, depois, com bloqueio de Thaísa, a margem chegou a cinco pontos – 12 a 7. Com boa atuação de Kisy, maior pontuadora do set (8) e do jogo (22), o time da Rua da Bahia conseguiu administrar a boa vantagem sobre o Barueri ao longo de praticamente toda a etapa. As paulistas ameaçaram reação com três pontos seguidos no fim (23 a 20), mas o Minas se afirmou e venceu por 25 a 21.