
Por envolver clubes de menor expressão, a Série D do Campeonato Brasileiro terá, majoritariamente, estádios que cabem menos de 10 mil torcedores. No entanto, alguns times mandarão suas partidas em grandes arenas. Das cinco maiores, uma está em Minas Gerais.
O Parque do Sabiá, em Uberlândia, tem mais de 53 mil assentos, mas a capacidade permitida é inferior. Enquanto o laudo de prevenção e combate a incêndio do Corpo de Bombeiros sugere a presença de até 47.530 pessoas, o documento de condições sanitárias e de higiene cita 39.600 lugares.
Anteriormente denominado Estádio Municipal João Havelange, o Parque do Sabiá foi inaugurado em 27 de maio de 1982. Na ocasião, a Seleção Brasileira venceu a Irlanda por 7 a 0, gols de Sócrates (2), Serginho (2), Falcão, Luizinho e Zico. O público foi de 72.733 espectadores.
O Uberlândia estreará na Série D de 2025 contra o Cascavel, às 17h de sábado, 19 de abril, no Parque do Sabiá. As equipes estão no Grupo A7, que ainda tem Goiatuba (GO), Itabirito, Inter de Limeira (SP), Monte Azul (SP), Operário (MS) e Cianorte (PR).
Quais são os outros quatro maiores estádios?
Dos outros quatro estádios que compõem o ‘top-5’ da Série D, o Arruda, casa do Santa Cruz no Recife (PE), comporta 60 mil pessoas, porém as autoridades restringiram o número em 26 mil por questões de segurança.
A Arena da Amazônia, uma dos palcos da Copa do Mundo de 2014, receberá os compromissos do Manaus. Ao todo, são 44 mil assentos.

O Estádio Governador João Castelo, o Castelão, em São Luís, no Maranhão, tem 40 mil lugares. A praça esportiva será sede dos duelos de Sampaio Corrêa e Maranhão.
Por fim, a Arena das Dunas, onde atua o América de Natal, no Rio Grande do Norte, pode abrigar mais de 32 mil torcedores. O estádio também fez parte da Copa do Mundo de 2014.
Formato da Série D 2025
A Série D 2025 terá 64 clubes divididos em oito grupos. Haverá turno e returno na primeira fase, totalizando 14 rodadas.
Os quatro melhores de cada chave avançam à segunda fase. Dali em diante, os times fazem jogos eliminatórios de ida e volta até que se conheça os quatro promovidos à Série C e o campeão.
O torneio começará em 19 de abril e terminará em 5 de outubro.
Grupos da Série D 2025
- Grupo A1: Independência-AC, Humaitá-AC, Manaus-AM, Manauara-AM, Tuna Luso-PA, Águia de Marabá-PA, Grêmio Sampaio-RR e Trem-AP;
- Grupo A2: Maracanã-CE, Iguatu-CE, Sampaio Corrêa-MA, Maranhão, Altos-PI, Parnahyba-PI, Tocantinópolis-TO e Imperatriz-MA;
- Grupo A3: Ferroviário-CE, Horizonte-CE, Sousa-PB, Treze-PB, Santa Cruz-PE, Central-PE, América-RN e Santa Cruz-RN;
- Grupo A4: ASA-AL, Penedense-AL, Sergipe, Lagarto-SE, Barcelona de Ilhéus-BA, Jequié-BA, Juazeirense-BA e União-TO;
- Grupo A5: Ceilândia-DF, Capital-DF, Aparecidense-GO, Goiânia-GO, Mixto-MT, Luverdense-MT, Porto Velho-RO e Goianésia-GO;
- Grupo A6: Rio Branco de Vitória-ES, Porto Vitória-ES, Nova Iguaçu-RJ, Boavista-RJ, Pouso Alegre, Maricá-RJ, Portuguesa-SP e Água Santa-SP;
- Grupo A7: Goiatuba-GO, Itabirito, Inter de Limeira-SP, Monte Azul-SP, Operário-MS, Uberlândia, Cascavel-PR e Cianorte-PR;
- Grupo A8: Azuriz-PR, Joinville-SC, Barra-SC, Marcílio Dias-SC, São José-RS, São Luiz-RS, Guarany de Bagé-RS e Brasil de Pelotas-RS.
Datas-base da Série D
- 1ª fase: de 19/4 a 27/7 (14 datas)
- 2ª fase: 2/8 a 9/8 (2 datas)
- Oitavas de final: 16/8 a 24/8 (2 datas)
- Quartas de final: 30/8 a 7/9 (2 datas)
- Semifinal: 13/9 a 21/9 (2 datas)
- Final: 28/9 e 5/10 (2 datas)