Ídolo global do MMA e duas vezes campeão do UFC, o lutador Alex Poatan Pereira viveu um momento amargo envolvendo seu projeto social no bairro Batistini, em São Bernardo do Campo (SP). O Instituto Poatan, criado com o objetivo de transformar a vida de crianças e jovens da comunidade por meio das artes marciais e da educação, teve as paredes pichadas logo após a conclusão das obras.
O espaço, idealizado pelo próprio lutador, foi reformado com investimento superior a R$ 3 milhões. A iniciativa oferece aulas de lutas, reforço escolar e curso de inglês gratuito para moradores da região onde Poatan nasceu. No entanto, o ato de vandalismo desanimou o ex-campeão do peso-médio e meio-pesado do UFC, que desabafou nas redes sociais.
“Estou fazendo um projeto social no bairro onde nasci, onde já gastei mais de R$ 3 milhões para ajudar a comunidade. A obra foi finalizada ontem [sábado] e hoje me deparo com o muro pichado. É esse tipo de atitude que me desanima! O que dá vontade é de investir meu dinheiro para ter um retorno e garantir o futuro dos meus filhos”, escreveu o lutador.
A frustração escancarada por Poatan contrasta com o espírito de solidariedade que move o instituto. Desde o início da iniciativa, o atleta tem promovido doações de cestas básicas e buscado parcerias para ampliar o alcance do projeto. A ideia é clara: devolver à comunidade parte do que conquistou no esporte. “Nasci aqui e quero ajudar a galera. Sei da necessidade deles”, afirmou.
Além das modalidades de luta, o ensino do inglês é considerado prioridade no Instituto Poatan. Segundo o atleta, dominar a língua estrangeira é uma ferramenta essencial para abrir portas. “Vamos incentivar as crianças para a vida ficar mais fácil. Eu mesmo, se soubesse inglês, teria mais facilidade para muitas coisas”, comentou.
Futuro no UFC segue indefinido
Enquanto dedica atenção ao projeto social, Alex Pereira ainda não tem data marcada para retornar ao octógono. O brasileiro perdeu o cinturão dos meio-pesados em março deste ano, ao ser derrotado por Magomed Ankalaev na decisão dos juízes. O presidente do UFC, Dana White, garantiu uma revanche, mas até o momento o duelo não foi oficializado.
Nas redes sociais, Ankalaev segue provocando o brasileiro, que ainda não respondeu publicamente aos desafios.