A cidade do Rio de Janeiro foi anunciada como sede do Campeonato Mundial de Tênis de Mesa de 2029. É a primeira vez que o torneio quase centenário será disputado na América Latina.
O Brasil venceu as candidaturas de Alemanha (Berlim), China (cidade indefinida) e Estados Unidos (San José). O anúncio foi feito nesta terça-feira (27/5), durante a Assembleia Geral da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), em Doha, no Catar.
As três rodadas da votação foram lideradas pelo Rio de Janeiro, que sacramentou a eleição com a vitória sobre a China na última etapa, por 131 votos a 68.
HUGO CALDERANO ANUNCIOU: VEM PRO RIO! 🤩❤️
— CBTM (@CBTM_TM) May 27, 2025
O BRASIL SERÁ SEDE DO MUNDIAL DE TÊNIS DE MESA EM 2029, O PRIMEIROS DAS AMÉRICAS 🏓🏓🏓🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷 pic.twitter.com/qDac1H5N1f
Foram cerca de 12 minutos de apresentação da candidatura do Brasil, que foi representado por membros da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).
Na apresentação, os gestores viram depoimentos do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), do presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Marco La Porta, e do astro do tênis de mesa brasileiro Hugo Calderano, que é carioca.
Mundial de Tênis de Mesa
Hugo Calderano fez história no Mundial de Tênis de Mesa de 2025, disputado em Doha, no Catar. O brasileiro foi o primeiro nascido no continente americano a chegar a uma final.
Na decisão, foi derrotado pelo chinês Wang Chuqin por 4 sets a 1 e conquistou a medalha de prata inédita.
A próxima edição do Mundial será em 2027, em Astana, no Cazaquistão.