Você conhece a Associação Atlética de Altos, ou simplesmente Altos? O pequeno clube da cidade de mesmo nome, que integra a Grande Teresina, no Piauí, é o único time ainda invicto entre todas as divisões do Campeonato Brasileiro. Fundado em julho de 2013, o Jacaré disputa a Série D pela oitava vez e está próximo de garantir o primeiro lugar do Grupo A2 de forma antecipada.
O Altos lidera a chave com 26 pontos. Soma sete vitórias e cinco empates, desempenho que garante vantagem confortável para confirmar o primeiro lugar do A2 – falta apenas um ponto para sacramentar a liderança, a duas rodadas do fim da fase de grupos.
Além disso, o Jacaré ostenta a maior sequência invicta entre todos os clubes do Brasil neste momento: são 15 jogos sem perder, contando estadual e Série D. A última derrota foi há mais de quatro meses, ainda pelo Campeonato Piauiense.
O Altos busca o segundo acesso para a Série C na história. Em 2020, terminou a Série D em quarto lugar, garantindo a promoção. Sendo assim, jogou na Terceira Divisão entre 2021 e 2023, quando foi rebaixado.
Único invicto nas Séries A, B, C e D
A marca do Altos se consolidou após o Manauara, outro destaque da Quarta Divisão, no Grupo A1, ser derrotado pela Tuna Luso, por 2 a 1, na 12ª rodada, disputada no último sábado (12/7).
Desde então, o Jacaré caminha sozinho como a única equipe do país que ainda não sabe o que é perder nesta temporada de Campeonato Brasileiro.
Na Série A, por exemplo, o último invicto caiu antes mesmo da paralisação para o Mundial de Clubes disputado nos Estados Unidos.
O São Paulo foi o time que manteve a maior invencibilidade na divisão de elite. O tricolor paulista acumulou uma vitória e seis empates até a oitava rodada, quando perdeu para o Palmeiras, por 1 a 0, na Arena Barueri, em 11 de maio.
O Flamengo, líder do Brasileiro, conheceu a derrota uma rodada antes. O rubro-negro perdeu para o Cruzeiro, por 2 a 1, no Mineirão, em 4 de maio. Depois, a equipe carioca não perdeu mais na Série A.
Próximos jogos do Altos
O Altos volta a campo em 19 de julho, às 16h, contra o Tocantinópolis, no estádio Ribeirão, no interior do Tocantins, pela 13ª rodada da Série D.
Na rodada final da primeira fase, o time piauiense encerra a campanha em casa, no estádio Lindolfo Monteiro, contra o Maranhão.
Invicto e com a liderança praticamente garantida, o Jacaré chega forte para o mata-mata, defendendo uma marca que, por enquanto, ninguém mais no futebol brasileiro conseguiu manter em 2025.