O Cruzeiro voltará a disputar a Copa Libertadores em 2026, sete anos após sua última participação. A classificação celeste foi celebrada por nomes icônicos do clube, como o ex-meia Walter Montillo.
“Muito feliz em saber que o Cruzeiro está de volta à Libertadores, um retorno merecido após anos longe”, escreveu o antigo camisa 10 do clube nesse domingo (9/11).
Montillo mandou parabéns ao Cruzeiro
Montillo atuou pela equipe celeste entre 2010 e 2012, período em que fez 122 jogos, marcou 36 gols e deu 36 assistências. Seu único título foi o Campeonato Mineiro de 2011.
O ‘Pirata Azul’ complementou com felicitações ao clube: “Parabéns ao Cabuloso e os amigos que fiz por lá! Vamos, Cabuloso.”
Montillo disputou uma Libertadores pelo Cruzeiro
Em 2011, Montillo disputou sua única edição de Libertadores com a camisa do Cruzeiro. Ele fez três gols em sete jogos no torneio.
A Raposa foi bem na fase de grupos, com cinco vitórias e um empate, mas foi eliminada precocemente nas oitavas de final pelo Once Caldas, da Colômbia.
Cruzeiro na Libertadores
Esta será a 18ª participação do Cruzeiro no torneio do qual é bicampeão. O clube levantou o troféu mais cobiçado da América do Sul em 1976 e 1997. Também foi vice em 1977 e 2009.
Última participação no torneio
Com a classificação confirmada, os mineiros encerraram um jejum de sete anos sem disputar a Libertadores. A última vez que o Cruzeiro jogou o torneio foi em 2019, quando caiu nas oitavas de final diante do River Plate.
Os duelos de ida e volta do mata-mata terminaram empatados por 0 a 0 – o primeiro no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, na Argentina, e o segundo no Mineirão, em Belo Horizonte. O River venceu o Cruzeiro nos pênaltis por 4 a 2.