Dois técnicos de times brasileiros estão entre os 10 melhores do mundo em 2025, segundo ranking divulgado nesta segunda-feira (22/12) pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS).
Multicampeão pelo Palmeiras, o português Abel Ferreira passou em branco nesta temporada. Porém, os resultados consistentes ao longo do ano o garantiram na nona colocação, com dez pontos.
O outro representante de clubes brasileiros é o técnico do Flamengo, Filipe Luís, com nove pontos. O comandante conquistou os títulos da Supercopa Rei, do Campeonato Carioca, do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores em 2025.
O espanhol Luis Enrique, do Paris Saint-Germain, lidera o ranking e foi o melhor técnico do mundo em 2025, de acordo com a IFFHS. Ele fez 222 pontos – fruto de campanhas dos títulos do Campeonato Francês, da Copa da França, da Champions League, da Supercopa Europeia, da Supercopa da França e da Copa Intercontinental.
Enzo Maresca (60 pontos), campeão mundial pelo Chelsea, e Hansi Flick, campeão espanhol e da Copa do Rei com o Barcelona, fecham o top 3.
O ranking da IFFHS leva em consideração o desempenho entre janeiro e dezembro de 2025 e conta com um júri internacional formado por jornalistas e especialistas de 120 países.
Melhores técnicos do mundo em 2025, segundo a IFFHS
- Luis Enrique (PSG) – 222 pontos
- Enzo Maresca (Chelsea) – 60 pontos
- Hansi Flick (Barcelona) – 57 pontos
- Vincent Kompany (Bayern de Munique) – 42 pontos
- Mikel Arteta (Arsenal) – 24 pontos
- Antonio Conte (Napoli) – 21 pontos
- Simone Inzaghi (Inter de Milão/Al-Hilal) – 17 pontos
- Xabi Alonso (Bayer Leverkusen/Real Madrid) – 14 pontos
- Abel Ferreira (Palmeiras) – 10 pontos
- Krunoslav Jurcic (Pyramids) e Filipe Luís (Flamengo) – 9 pontos