JOGOS OLÍMPICOS

Atleta amputou dedo da mão para disputar Olimpíada de Paris

Matt Dawson optou por amputar um dedo da mão direita para conseguir disputar os Jogos Olímpicos com a equipe de hóquei
Foto do autor
Compartilhe

Os Jogos Olímpicos costumam colocar em foco histórias incríveis do mundo do esporte. Uma dessas é o caminho do australiano Matt Dawson até a disputa do hóquei sobre a grama em Paris. O atleta optou por amputar um dedo da mão para competir na capital francesa.

A situação extrema foi motivada pelo espírito do jogador em estar em mais uma edição dos Jogos. Ele também competiu em Tóquio e ficou com a prata. O sonho de estar em Paris estava bem perto quando um acidente no treino quase o deixou de fora da disputa.

Duas semanas antes de embarcar rumo à França, Dawson quebrou o dedo anelar da mão direita durante os treinamentos da equipe de hóquei. A lesão quase decepou a ponta do dedo do atleta. Em consulta com o cirurgião plástico, o mais indicado seria colocar gesso, o que resultaria em uma longa recuperação.

Sonhando com mais uma medalha em Paris, Dawson não titubeou para tomar a decisão. Ele preferiu amputar parte do dedo – em que a recuperação seria de apenas 10 dias, de acordo com o médico – para chegar em condições de disputa na Olimpíada.

“Há muitos outros problemas e outras pessoas passando por outras coisas em suas vidas que são maiores do que perder um dedo, então tenho muita sorte de ser só um pedacinho do meu dedo”, disse o atleta sobre a decisão.

Aos 30 anos, o jogador parece ‘acostumado’ com as lesões graves. Há seis anos, ele quase perdeu um olho após ser atingido por um taco de hóquei.

Em Paris, a estreia foi com vitória. A equipe australiana enfrentou a Argentina e venceu por 1 a 0. Neste domingo (28/7), venceu a África do Sul por 2 a 1. A próxima partida é contra a Irlanda, nesta segunda-feira (29/7), às 5h, pelo Grupo B.

Compartilhe