A primeira sessão de treinos do triatlo nos Jogos Olímpicos de Paris foi cancelada na manhã deste domingo (28/7). A alteração na programação se deu em razão da falta de níveis mínimos de balneabilidade do Sena.
Segundo os organizadores, a chuva dos últimos dias piorou a qualidade da água, que vinha trabalhando no limite do aceitável nas últimas semanas. O aguaceiro já havia prejudicado a ambiciosa Cerimônia de Abertura, na sexta-feira (26). No dia seguinte, a competição masculina de street skate, na Place de La Concorde, foi adiada para segunda (29).
Em 17 de julho, residentes nadaram no Sena depois que a prefeita de Paris entrou no rio para provar que o rio estava suficientemente limpo para banho.
O tempo melhorou neste domingo (28) e faz sol na capital francesa. A temperatura deve chegar a 26 graus e superar os 30 no meio da semana, o que deve ter impacto positivo na qualidade da água. Diferentemente de sistemas mais novos, o esgoto parisiense, que data do século 19, extravasa para a rede pluvial quando há excesso de vazão.
Um segundo treino de familiarização está marcado para esta segunda (29/7). A competição masculina de triatlo está marcada para a terça (30), com largada na instalação montada na ponte Alexandre 3º. Caso o Sena falhe, a prova pode se tornar um duatlo. A expectativa, porém, é que ocorra.
A limpeza do icônico rio da capital francesa, vetado para natação há mais de cem anos, é um dos legados dos Jogos e custou 1,4 bilhão de euros (R$ 8,6 bilhões na cotação atual).