JOGOS OLÍMPICOS

Quem é Abner Teixeira, brasileiro do boxe na Olimpíada de Paris?

Mesmo participando dos Jogos Pan-Americanos lesionado, Abner Teixeira assegurou a vaga para os Jogos Olímpicos de Paris 2024
Foto do autor
Compartilhe

Um dos destaques do Brasil na Olimpíada de Tóquio, o boxeador Abner Teixeira da Silva Júnior, de 28 anos, conseguiu, mesmo lesionado, assegurar uma vaga para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. O atleta estreia no torneio nesta segunda-feira (29/7). 

Com uma contusão no joelho, participou dos Jogos Pan-Americanos em Santiago 2023 e foi medalha de prata na competição. Mesmo com uma reta final de temporada conturbada no ano passado, o boxeador ficou na sétima posição no ranking brasileiro Masculino Elite, com 450 pontos. 

Na primeira participação de Abner nas Olimpíadas, no Japão, ele conquistou o bronze para o Brasil na categoria peso pesado (+92 kg). Em Paris, o atleta sonha em voltar ao pódio e aumentar o número de medalhas do país na modalidade.  

Trajetória no boxe

Abner nasceu na cidade de Osasco, município da região metropolitana de São Paulo, em 1996. Mas foi em Sorocaba, no interior do estado, que teve o primeiro contato com o esporte. 

Ainda na adolescência, começou a praticar boxe de forma despretensiosa. O jovem se encantou pela luta e passou a participar do projeto social  ‘Boxe – Mãos para o Futuro’. Em 2012, Abner iniciou a trajetória para tentar se profissionalizar no esporte e disputou campeonatos juvenis no começo da carreira.

Com isso, o boxeador ganhou destaque ao longo dos anos e se tornou um dos principais nomes da categoria +92kg. Foi bronze nos Jogos Pan-americanos em Lima 2019 e na Olimpíada de Tóquio 2020, ouro no Campeonato Continental das Américas no Equador 2022 e nos Jogos Sul-americanos de Assunção 2022. 

Caminho até a vaga para Paris

Perto do início dos Jogos Pan-Americanos em Santiago 2023, que garantiram vagas no boxe para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, Abner sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior no joelho direito.  

Por conta do longo período para se recuperar caso fizesse a cirurgia, o boxeador optou por não passar pelo procedimento. Com isso, mesmo lesionado, o atleta participou do torneio no Chile.

Em um cuidadoso e doloroso processo de preparação, o Abner teve que lidar com limitações físicas causadas pela lesão e teve que se adaptar a esse novo contexto. 

Na competição, o atleta conseguiu superar essa adversidade e garantiu a classificação após vencer o colombiano Cristian Salcedo na semifinal do campeonato. Entretanto, a comissão médica do boxeador recomendou que ele não disputasse a final, contra Joshua Edwards (EUA). Assim, o brasileiro ficou com a medalha de prata no torneio. 

Em Paris, a equipe de boxe do Brasil é integrada por Tatiana Chagas (50kg), Caroline Almeida (54kg), Jucielen Romeu (57kg),  Luiz ‘Bolinha’ Oliveira (57kg), Beatriz Ferreira (60kg) e Viviane Pereira (75kg); Michael Trindade (51kg), Wanderley Pereira (80kg), Keno Marley Machado (92kg) e Abner Teixeira (+92kg).

Ficha técnica 

  • Nome: Abner Teixeira da Silva Júnior
  • Modalidade: Boxe 92kg 
  • Data de nascimento: 10/09/1996
  • Local de nascimento: Osasco-SP
  • Olimpíadas anteriores: Tóquio (2021)
  • Principais conquistas: Medalha de bronze em Tóquio 2020; bronze nos Jogos Pan-americanos em Lima 2019 e prata em Santiago 2023; ouro no Campeonato Continental das Américas Equador 2022; ouro nos Jogos Sul-americanos de Assunção 2022 e 8x Campeão Brasileiro. 

Estreia

  • 29/7 às 16h20 (de Brasília) contra o equatoriano Gerlon Congo.

Compartilhe