O país que concebeu ao mundo astros dos esportes de combate como Acelino Popó Freitas, Anderson Silva, José Aldo, Amanda Nunes e mais recentemente Alex Poatan Pereira está prestes a ostentar mais uma lenda das lutas. Na Olimpíada de Paris, a baiana Beatriz Iasmin Soares Ferreira, a Bia Ferreira, de 31 anos, é uma das maiores favoritas do Brasil na busca pela medalha de ouro.
As diversas conquistas nos últimos cinco anos explicam o favoritismo de Bia Ferreira. A começar pelos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, quando a pugilista ficou com a medalha de prata. Nos Jogos Pan-Americanos, vieram dois ouros: em Lima (2019) e Santiago (2023). No campeonato mundial de boxe amador foi campeã na Rússia, em 2019, e na Índia, em 2023.
A trajetória de sucesso de Bia se tornou ainda maior neste ano com a conquista de um cinturão do boxe profissional. Em abril, ela disputou o título peso-leve da Federação Internacional de Boxe (IBF) contra a argentina Yanina Del Carmen Lescano. O resultado: venceu a luta por nocaute técnico, no sento round, em Liverpool, na Inglaterra.
“Estou muito feliz. Alcancei o objetivo. Agora a meta é ser campeã olímpica. E prometo que a próxima luta vai ser melhor do que essa. Eu não estava nada distraída [por causa da Olimpíada], estava muito focada no cinturão”, comemorou Bia Ferreira, logo após conquistar o primeiro cinturão.
“Brasil, representei. Estou levando para casa mais um título mundial. Obrigado pela força e pela energia. Missão dada é missão cumprida. Com certeza é o primeiro de muitos”, completou.
Bia vai se despedir do boxe amador em Paris?
Durante muitos anos, a participação de pugilistas profissionais nos Jogos Olímpicas foi proíbida. A liberação só ocorreu a partir da edição no Rio de Janeiro, em 2016. Sendo assim, Bia Ferreira é pioneira na carreira híbrida – lutando tanto no profissional como no amador. Ela, inclusive, pode se tornar a primeira atleta dona de um cinturão a conquistar uma medalha de ouro no mesmo ano.
Em entrevistas recentes, Bia Ferreira deixou claro que vai se dedicar ao boxe profissional, que é financeiramente mais interessante. Entretanto, para que a aposentadoria do boxe amador em Paris seja confirmada, ela terá de vir acompanhada do posto mais alto no pódio.
“Acredito que em Paris eu vou trazer a mãe de todas, dourada, e acredito que depois vou focar só no profissional mesmo, mas vamos ver o que o mundo vai trazer para mim. Em princípio, o plano é esse. Eu estava colecionando medalhas e agora eu vou colecionar cintos”, disse, em entrevista ao programa “Sem Limites”, do site Olimpíada Todo Dia.
Quem é Bia Ferreira?
- Nome: Beatriz Iasmin Soares Ferreira
- Modalidade: Boxe
- Data de nascimento: 09/12/1992
- Local de nascimento: Salvador, Bahia
- Olimpíadas anteriores: Tóquio, 2021
- Principais conquistas: Prata (Jogos Olímpicos de Tóquio, 2021); Ouro (Jogos Pan-Americanos de Lima, 2019); Ouro (Jogos Pan-Americanos de Santiago, 2023)
Programação boxe feminino até 60kg na Olimpíada de Paris
- 29/7 (segunda-feira) – 15h (horário de Brasília) – Oitavas de final – Bia Ferreira x (adversária a definir)