JOGOS OLÍMPICOS

Paris 2024 admite que Rio Sena está sujo e toma decisão de última hora

Organização dos Jogos Olímpicos resolveu adiar a prova do triatlo masculino, que seria nesta terça-feira (30/7)
Foto do autor
Compartilhe

A organização dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 admitiu que o Rio Seja está impróprio para banho e decidiu de última hora adiar a disputa do triatlo masculino. Originalmente, a prova seria nesta terça-feira (30/7), a partir das 3h (de Brasília, às 8h no horário local), na altura da Ponte Alexandre III.

Com o adiamento, a prova masculina foi reagendada para esta quarta, às 5h45. A disputa do feminino será no mesmo dia, mais cedo, às 3h. A modalidade mista está marcada para o dia 5 de agosto (segunda-feira), às 3h.

Contudo, toda a programação depende da melhora na qualidade da água e pode ser revista novamente.

Decisão de última hora

O adiamento da prova masculina foi uma decisão de última hora. Às 3h30 da madrugada (horário local), a organização de Paris 2024 se reuniu com representantes da World Triathlon (federação mundial da modalidade), do Comitê Olímpico Internacional (COI), da Météo France (que faz previsões metereológicas), da cidade de Paris e da prefeitura da região de Île-de-France para avaliar a qualidade da água.

A decisão foi justamente de adiar a prova por conta das informações metereológicas. Segundo a organização dos Jogos, a água estava própria para banho dias antes, mas as recentes chuvas em Paris aumentaram a contaminação – algo que, por exemplo, já impediu a realização de dois treinos do triatlo no Rio Sena.

“Paris 2024 e World Triathlon reiteram que a nossa prioridade é a saúde dos atletas. Os testes feitos no Sena hoje revelaram que os níveis de qualidade da água não dão garantias suficientes para permitir que a prova seja realizada”, diz comunicado.

A organização afirma que fará novos testes para verificar a qualidade da água antes da disputa desta quarta. Caso o Sena continue impróprio para banho, as provas podem ser adiadas para quinta-feira (2).

Brasileiros na disputa

O Brasil tem representantes em provas do triatlo no Rio Sena. No triatlo masculino, são dois: Miguel Hidalgo e Manoel Messias. No feminino, Djenyfer Arnold e Vittoria Lopes. Além disso, a maratona aquática também está prevista para o local.

Compartilhe