JOGOS OLÍMPICOS

Calderano perde e vai brigar por bronze no tênis de mesa em Paris 2024

Brasileiro foi superado pelo sueco Truls Moregard nesta sexta-feira (2/8) e não disputará a final da Olimpíada
Foto do autor
Compartilhe

Em um jogo tenso nesta sexta-feira (2/8), Hugo Calderano perdeu o duelo mental para o sueco Truls Moregard e levou 4 a 2 na semifinal do torneio de tênis de mesa dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, na Arena Paris Sul 4. Assim, o carioca de 28 anos tentará brigar pela medalha de bronze.

A disputa pelo terceiro lugar na Olimpíada será neste domingo (4/8), a partir das 8h30, no mesmo local. Calderano vai enfrentar o francês Felix Lebrun. A decisão oporá Moregard e o chinês Zhendong Fan, número 2 do mundo e franco favorito ao ouro.

Calderano pode fazer história

Se vencer a decisão do terceiro lugar contra o mandante, Calderano fará história. Ele conquistaria uma medalha inédita para o Brasil no tênis de mesa. Mas não é só isso.

Para se ter uma ideia do feito que Calderano busca, ele pode se tornar o primeiro atleta não asiático ou europeu, entre homens e mulheres, a subir ao pódio olímpico no tênis de mesa. A lista é dominada pela China, que ganhou 61 das 118 medalhas (51,7%) já distribuídas desde Seul 1988.

Jogo tenso

Jogo entre Hugo Calderano e Truls Moregard no tênis de mesa em Paris 2024 - (foto: Leandro COuri/EM/D.A Press)
Jogo entre Hugo Calderano e Truls Moregard no tênis de mesa em Paris 2024(foto: Leandro COuri/EM/D.A Press)

Calderano começou bem, dificultando o adversário no saque. Abriu vantagem, mas viu Moregard buscar uma improvável virada no primeiro set: 12 a 10. O segundo foi ainda mais tenso, com seguidas trocas de vantagem. No fim, o sueco foi mais preciso novamente e ganhou por 16 a 14.

O terceiro set mostrou um Calderano mais confiante. Abriu vantagem e desta vez conseguiu segurá-la até o fim: 11 a 7. Contudo, Moregard dominou a parcial seguinte desde o início e fez 3 a 1, com 11 a 7 no placar.

No quinto set, Calderano tomou a dianteira, mas com o sueco sempre na cola. No fim, melhor para o brasileiro – 12 a 10. O sexto set estava equilibrado até que Moregard abriu 8 a 5, e o brasileiro pediu tempo. Recuperou-se, mas não foi suficiente. Perdeu o set por 11 a 8 e o jogo por 4 a 2.

Compartilhe